Investindo no futuro: Governo de Goiás planeja estender e aprimorar o programa bolsa estudo para alcançar 2026.
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás, por intermédio do Governo Estadual, encaminhou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta sexta-feira (10/11), um anteprojeto para a revisão da Lei nº 21.162, que instituiu o Bolsa Estudo, visando garantir a continuidade do programa até 2026. A proposta abrange a extensão do atendimento aos alunos do Ensino Médio nos próximos três anos, juntamente com a expansão para conceder bolsas aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Desde 2021, o Bolsa Estudo tem se revelado uma estratégia eficaz no combate à evasão escolar na rede pública estadual, enfrentando um dos principais desafios educacionais do país. Os resultados positivos foram destacados no Censo Escolar de 2022, conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), situando Goiás com o segundo menor índice de abandono escolar no Ensino Médio (1,8%), ficando atrás apenas de Pernambuco (1,5%).
Com esforços coordenados da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado da Economia, Gabinete de Políticas Sociais e Seduc/GO, a expansão do Bolsa Estudo propõe a concessão, de fevereiro de 2024 a dezembro de 2026, de dez parcelas mensais no valor de R$ 111,92 anuais a todos os alunos das três séries do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Educação. O objetivo é estimular a frequência escolar e o alcance de boas notas para qualificar os estudantes do estado de Goiás.
Foto: Divulgação/Secom
Texto: Tatiane Braz (Portal Fala Canedo)