Caiado lança vacinação contra Influenza e reforça importância da imunização

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta terça-feira (1º/04), a vacinação contra a Influenza em território goiano. Realizada pelo Governo de Goiás, em parceria com as prefeituras, a iniciativa tem como objetivo imunizar os grupos prioritários e ampliar o número de pessoas protegidas.

“Não podemos quebrar aquilo que o Brasil sempre foi uma referência, que é o bom quadro vacinal de todas as doenças”, enfatizou Caiado. A meta estabelecida é imunizar pelo menos 90% do público-alvo.

Vacinação contra influenza

Durante o evento realizado na Unidade de Saúde da Família (USF), no conjunto Riviera, em Goiânia, Caiado ressaltou a importância da imunização para evitar casos graves de gripe e a sobrecarga nos hospitais.

“A cobertura vacinal do ano passado foi de apenas 55% [no Brasil]. A consequência disso é a ocupação de leitos, riscos de vida e pessoas tendo de recorrer à UTI, impedindo que sejam tratadas ali vítimas de acidentes, por exemplo”, alertou. “A objeção coloca em risco a vida da pessoa, de familiares e toda a sociedade”, completou o governador.

Goiás antecipou em 10 dias o início da vacinação em relação ao calendário nacional. Neste primeiro momento, o imunizante estará disponível apenas aos grupos prioritários, como idosos com 60 anos ou mais, gestantes e crianças a partir de seis meses até menores de seis anos, entre outros.

Caiado lança vacinação contra Influenza e toma dose do imunizante
Para dar o exemplo a população, o governador, que faz parte do grupo prioritário, recebeu a dose do imunizante durante o lançamento da vacinação (Foto: André Saddi)

Com a proximidade do período crítico de transmissão, o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis, alertou para o período sazonal da Influenza, entre abril e maio.

“A maneira mais eficaz de se evitar é a vacinação. Protege as pessoas e também o sistema de saúde, diminuindo a pressão por demanda de internação”, analisou.

“A Prefeitura de Goiânia lança a vacinação com 14 postos. Isso será ampliado conforme a demanda”, garantiu o prefeito da capital, Sandro Mabel.

A gestante Beatriz Laval foi uma das primeiras pessoas a ser imunizada em Goiânia. “A vacinação me protege, e também a minha criança”, pontuou. Já a lavradora Débora Barros estava na unidade de saúde para uma consulta de seu filho, de 1 ano e 10 meses, e já aproveitou para garantir a proteção dele. “É muito importante para a saúde do meu bebê”, afirmou.

Público-alvo

Este ano, a vacina contra a Influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Vacinação (PNI) para crianças menores de seis anos, idosos com mais de 60 anos e gestantes. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.

Durante o período da vacinação contra Influenza, a vacina também está disponível para puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, da educação e dos correios, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.

Ainda, o público-alvo contempla profissionais das forças de segurança e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Números

A vacina de 2025 é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Até o momento, Goiás já recebeu duas remessas, totalizando 672 mil doses. O estado deve receber, ao todo, mais de 2,8 milhões de vacinas ao longo da campanha.

O imunizante estará disponível em mais de 900 salas de vacinação em todo o estado.

Em 2024, a cobertura vacinal para a Influenza foi de 55,19% no país e 48,67% em Goiás, percentual considerado abaixo do ideal pelas autoridades de saúde. O Dia D de Vacinação será realizado no dia 10 de maio.

Este ano, Goiás já registrou 2.122 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 96 delas causadas por Influenza. As chamadas SRAGs são as formas graves tanto de Influenza como de outros agravos respiratórios e, em geral levam à internação, podendo resultar no óbito do paciente.

Quatro mortes foram confirmadas por Influenza A este ano no estado e uma por Infuenza B e outros sete óbitos por SRAG estão em investigação.


Por: Redação
Foto Destaque: André Saddi

Noticias Relecionadas

Senador Canedo recebe 600 novas vagas do programa Aluguel Social – Para Ter Onde Morar

O município de Senador Canedo foi contemplado com 600 novas vagas do programa Para Ter Onde Morar – Aluguel Social,

Pitbull invade escola municipal no Rio e deixa seis crianças feridas

Estudantes tiveram lesões leves e foram liberados após atendimento; cão foi capturado e será avaliado Seis alunos da Escola Municipal

“Vereadores são a base da política”, afirma Daniel Vilela em encontro estadual de legisladores municipais

Evento reuniu parlamentares e reforçou o papel dos vereadores no desenvolvimento das cidades goianas; vice-governador reafirmou compromisso de “portas abertas”

Wicked estreia no Prime Video e pode ser assistido gratuitamente por assinantes

Adaptação do clássico musical chega às telinhas com Cynthia Erivo e Ariana Grande; Parte 2 tem estreia prevista para novembro

Receita inicia consultas ao 1º lote da restituição do IR nesta sexta-feira

Mais de 6 milhões de brasileiros já podem verificar se receberão no primeiro grupo; pagamento está previsto para o dia

CRB elimina Santos nos pênaltis e avança na Copa do Brasil, em jogo marcado pelo retorno de Neymar

Goleiro Matheus Albino brilha nas penalidades e garante a classificação do time alagoano para as oitavas de final Em uma

Anvisa retira mais duas marcas de azeite do mercado por irregularidades

Produtos das marcas Escarpas das Oliveiras e Almazara foram vetados por falta de origem comprovada e embaladora com CNPJ cancelado

Após queda do Santos, Neymar evita falar sobre futuro: “Não sei ainda”

Craque voltou de lesão, destacou sua importância em campo, mas deixou indefinida a possibilidade de permanecer na equipe O Santos

Goiás abre inscrições para curso gratuito de robótica voltado a jovens da rede pública

Mais de 900 vagas são oferecidas pelo Programa Start para estudantes de 8 a 20 anos; iniciativa busca capacitar jovens

Caiado defende regulação equilibrada da inteligência artificial e destaca liderança de Goiás no setor

Durante congresso em Brasília, governador reforça modelo colaborativo, com foco em pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico O governador Ronaldo Caiado

Estêvão brilha com dois gols, Palmeiras atropela Ceará e garante vaga nas oitavas da Copa do Brasil

Atacante de 18 anos decide no Allianz Parque; Flaco López também marca e Verdão confirma classificação com placar agregado de

Vila Nova perde novamente para o Cruzeiro e é eliminado da Copa do Brasil

O Cruzeiro confirmou o favoritismo e superou o Vila Nova-GO por 3 a 0 nesta quinta-feira (22), no estádio Serra