Medida impõe sobretaxa de 10% sobre produtos importados; exceções incluem navios já em trânsito e matérias-primas estratégicas
Uma nova tarifa global imposta pelo governo dos Estados Unidos entrará em vigor na próxima quarta-feira, afetando cerca de 180 países e territórios, entre eles os 27 membros da União Europeia. A medida, oficializada em documento divulgado na sexta-feira, amplia as tensões comerciais lideradas pela administração de Donald Trump.
Apesar da abrangência da lista, algumas regiões foram retiradas do grupo de penalizados mais severamente. É o caso das ilhas francesas de Saint-Pierre e Miquelon, no Atlântico, e dos territórios australianos das ilhas Heard e McDonald, localizados na região subantártica e habitados apenas por colônias de pinguins.
A tarifa, fixada em 10%, incidirá sobre todos os produtos importados pelos Estados Unidos, com exceção de cargas já em trânsito. De acordo com a ordem executiva assinada por Trump na última quarta-feira, mercadorias que tenham embarcado antes das 00h01 deste sábado estarão isentas da nova cobrança — desde que cheguem ao país até 27 de maio.
Essa brecha evita que produtos já embarcados sejam surpreendidos por alterações tarifárias ao chegarem aos portos norte-americanos.
Entre os produtos excluídos da nova tarifa estão petróleo, gás, cobre, ouro, prata, platina, paládio, madeira serrada, semicondutores, medicamentos e minerais raros.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: DW / Deutsche Welle