Na casa do jovem, polícia encontrou máscara de personagem de filme de terror e objetos associados a símbolos de violência
Um adolescente foi apreendido em Goiânia nesta terça-feira (15) suspeito de integrar um grupo virtual que promovia crimes de ódio, segundo a Polícia Civil de Goiás. Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, os agentes da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) encontraram na casa do menor uma arma de brinquedo, uma máscara do personagem Ghostface, do filme “Pânico”, e duas luvas com estampa de esqueleto.
A ação faz parte da Operação Adolescência Segura, deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, com apoio do CyberLab da Secretaria Nacional de Segurança Pública. A ofensiva tem como foco o combate a crimes cibernéticos que envolvem crianças e adolescentes em Goiás e outros sete estados: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Segundo as investigações, o grupo atuava em plataformas digitais com o objetivo de atrair jovens para práticas ilícitas e de risco, como a indução à automutilação. No total, a operação resultou na prisão de dois homens e na apreensão de sete adolescentes em diferentes estados. Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão.
Além dos crimes de ódio, o grupo é suspeito de envolvimento em outros delitos graves pela internet, incluindo:
Tentativa de homicídio
Induzimento e instigação ao suicídio
Armazenamento e divulgação de pornografia infantil
Maus-tratos a animais
Apologia ao nazismo
A Polícia Civil segue investigando as ramificações do grupo e a participação de outros envolvidos. A identidade do adolescente apreendido em Goiânia não foi divulgada devido à legislação que protege menores de idade.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Divulgação/PCGO