Saka perde pênalti, marca na segunda etapa e Martinelli fecha vitória no Bernabéu; PSG é o próximo adversário
O Arsenal está de volta à semifinal da Liga dos Campeões da Europa após 14 temporadas. Nesta quarta-feira (16), o time inglês venceu o Real Madrid por 2 a 1, no estádio Santiago Bernabéu, e confirmou a vaga entre os quatro melhores da competição. No confronto de ida, os Gunners já haviam vencido por 3 a 0, em Londres.
A classificação histórica teve gols de Bukayo Saka e Gabriel Martinelli. O Real descontou com Vinícius Júnior, mas não conseguiu reverter a desvantagem. Agora, o Arsenal enfrentará o Paris Saint-Germain, que eliminou o Aston Villa nas quartas de final.
Saka se redime após perder pênalti
O início do jogo teve emoção logo nos primeiros minutos. O Arsenal teve a chance de abrir o placar em uma cobrança de pênalti, mas Saka parou no goleiro Courtois, mantendo o jogo empatado até o intervalo.
Na etapa final, o atacante inglês se redimiu. Após boa troca de passes do ataque londrino, Saka apareceu livre para concluir e colocar os Gunners em vantagem, praticamente selando a classificação.
Erro de Saliba e reação insuficiente do Real
O Real Madrid ainda tentou reagir. Aproveitando uma falha do zagueiro Saliba, Vinícius Júnior empatou a partida, reacendendo as esperanças dos torcedores no Bernabéu. O gol, no entanto, foi insuficiente diante da vantagem confortável construída pelo Arsenal na ida.
Martinelli define nos acréscimos
Nos minutos finais, já nos acréscimos, Gabriel Martinelli ampliou para o Arsenal. O brasileiro arrancou em velocidade e finalizou com categoria na saída do goleiro, decretando a vitória fora de casa e garantindo a festa dos ingleses em Madri.
Retorno à elite do futebol europeu
A última vez que o Arsenal chegou à semifinal da Champions foi na temporada 2008/09, quando foi eliminado pelo Manchester United. Três anos antes, em 2006, o clube havia disputado a final da competição, sendo derrotado pelo Barcelona.
O reencontro com a semifinal continental marca um importante passo do trabalho comandado por Mikel Arteta.
Quando são os próximos jogos?
O Arsenal enfrenta o PSG nos dias 29 ou 30 de abril (ida) e 6 ou 7 de maio (volta). A final da Champions League será disputada em 31 de maio, na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha.
Por: Bruno José
Foto: Divulgação/Champions League