Marisvaldo dos Santos Silva sumiu em 2022 e foi localizado a mais de 5 mil quilômetros de casa; família viveu anos de angústia
Marisvaldo dos Santos Silva, de 32 anos, que desapareceu em junho de 2022 após sair para pedalar em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (BA), foi localizado esta semana na Costa Rica — a mais de 5,6 mil quilômetros de distância. O caso comoveu a família, que passou quase três anos sem notícias do baiano, que sofre de esquizofrenia e estava sem medicação no período do desaparecimento.
Segundo relato da mãe, Maria dos Santos, a busca por Marisvaldo envolveu apelos na imprensa, pedidos de ajuda à polícia e até teste de DNA. “Eu fui no DHPP, fiz ofício do DNA, fui na televisão procurar, fiz tudo, mas sem sucesso”, contou ao G1. A notícia de que o filho foi encontrado com vida surpreendeu e emocionou a família. “Só de saber que ele está vivo e vai voltar, eu estou feliz”, declarou a mãe.
Ainda não há detalhes sobre como Marisvaldo conseguiu percorrer tamanha distância — ou como sobreviveu nesse período. As autoridades informaram que ele será deportado e deve desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ainda neste fim de semana.
A família, porém, enfrenta dificuldades financeiras para buscá-lo e garantir o retorno seguro até a Bahia. Um dos irmãos de Marisvaldo tenta reunir recursos para fazer a viagem e levá-lo de volta para casa.
Essa não foi a primeira vez que o baiano desapareceu. Em 2020, no início da pandemia, ele também saiu de bicicleta e foi encontrado dias depois no Espírito Santo. Desta vez, no entanto, a ausência durou três anos — e terminou com um reencontro que parecia improvável.
Por: Lucas Reis
Fito: Reprodução/G1