Prorrogação também se aplica para quem precisa justificar ausência no Enem 2024
O Ministério da Educação (MEC) decidiu ampliar até o dia 2 de maio o prazo para os candidatos solicitarem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Inicialmente, o prazo terminaria nesta sexta-feira (25).
Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, assim como beneficiários do programa Pé-de-Meia, estão entre aqueles que podem solicitar a gratuidade.
As solicitações devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante, utilizando login no portal Gov.br, o sistema oficial de serviços digitais do governo federal.
A prorrogação também se aplica ao envio de justificativas de ausência para aqueles que não compareceram aos dois dias de prova do Enem 2024 e desejam garantir isenção na edição de 2025.
Os prazos para a análise de recursos continuam inalterados. O resultado preliminar dos pedidos será divulgado em 12 de maio, e o período para interposição de recursos vai de 12 a 16 de maio. O resultado final dos recursos será publicado no dia 22 de maio.
O MEC reforça que a concessão da isenção não substitui a inscrição no exame. Quem obtiver o benefício deverá realizar a inscrição normalmente, em prazo que será divulgado em edital futuro.
Por: Lucas Reis
Foto: Reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil