Rokubet

Cardeais iniciam isolamento no Vaticano para escolher novo papa

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Clérigos ficam incomunicáveis até definição do sucessor de Francisco

Os cardeais que irão participar do conclave para eleger o próximo papa da Igreja Católica começaram, nesta terça-feira (6), o período de reclusão obrigatório no Vaticano. A partir de agora, eles permanecem isolados em dois locais definidos, sem qualquer contato externo, enquanto ocorre o processo de votação que definirá o sucessor do papa Francisco.

A cerimônia fechada do conclave terá início na tarde desta quarta-feira (7), dentro da Capela Sistina. Estarão aptos a votar todos os cardeais com menos de 80 anos — ao todo, 133 integrantes com direito a voto decidirão o futuro líder de uma comunidade de aproximadamente 1,4 bilhão de fiéis.

A sucessão de Francisco, falecido no mês passado, está sendo tratada como uma disputa sem um favorito claro.

Embora alguns nomes circulem entre os possíveis candidatos, a maioria dos cardeais admite não ter certeza sobre o desfecho da eleição. “Não tenho nenhuma ideia”, disse o Cardeal Robert McElroy durante uma visita a uma paróquia em Roma na noite de segunda-feira (5). Ele ainda acrescentou que o processo do conclave é “profundo e misterioso” e completou: “Não posso dar nenhuma pista sobre quem está por vir”.

Enquanto parte dos cardeais defende a continuidade das reformas de Francisco, buscando uma Igreja mais inclusiva e aberta, outros preferem uma retomada de orientações mais tradicionais e conservadoras.

Como funciona a eleição
O conclave costuma durar alguns dias, com votações sucessivas até que um dos candidatos alcance a maioria qualificada de três quartos dos votos.

Durante esse período, os eleitores farão um juramento formal comprometendo-se a manter o sigilo e evitar qualquer comunicação com pessoas de fora do conclave.

Francisco ficou conhecido por ampliar a representação geográfica do colégio cardinalício, nomeando cardeais de países como Haiti, Sudão do Sul e Mianmar — que nunca haviam tido representantes antes.

Este conclave será o mais diverso já registrado na história de dois milênios da Igreja Católica, com cardeais vindos de 70 países.

O cardeal japonês Tarcisio Isao Kikuchi declarou ao jornal La Repubblica que os 23 cardeais da Ásia pretendem atuar de forma coordenada. Ele comparou essa postura com a dos 53 cardeais europeus, que tendem a votar conforme preferências nacionais ou pessoais. “Nós, asiáticos, provavelmente somos mais unânimes em apoiar um ou dois candidatos… veremos qual nome sairá como o principal candidato”, compartilhou Kikuchi.


Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/@vaticannewspt

Noticias Relecionadas

Com vídeo no estilo “Pix”, Nikolas convoca base a exigir CPI do INSS

Deputado usa redes sociais para pedir que apoiadores cobrem Lira e Pacheco pela criação da comissão O deputado federal Nikolas

Homem é assassinado a tiros e colide carro após emboscada em Aparecida de Goiânia

Crime, inicialmente tratado como acidente de trânsito, passa a ser investigado como homicídio motivado por dívida entre locador de veículos

Casal é preso por usar perfis anônimos para fazer fofocas e extorquir moradores no interior de SP

Acusados criavam boatos falsos nas redes sociais e exigiam dinheiro para tirar publicações do ar A Polícia Civil de São

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 38 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas no sorteio do concurso 2.859; 77 apostadores fizeram a quina O concurso 2.859 da Mega-Sena,

Conclave é iniciado no Vaticano com missa que abre escolha do novo Papa

Cardeais se reúnem para rito solene e iniciam votação que definirá sucessor de Francisco nos próximos dias O Vaticano abriu

Governo de Goiás garante segurança na Pecuária, que terá acesso gratuito

Maior evento agropecuário do Estado acontece entre os dias 15 e 25 de maio, com shows nacionais e promessa de

STF transforma mais sete investigados em réus por participação em esquema golpista

Decisão unânime amplia para 21 o total de réus no inquérito que apura ataques ao sistema eleitoral e tentativas de

Auxiliar de enfermagem é preso ao ser flagrado com boca em pênis de paciente em coma

Profissional foi surpreendido por médico enquanto cometia ato sexual na UTI; ele foi demitido e o caso segue sob apuração

Bombeiros alertam para perigos do tabagismo na Campanha Maio Vermelho

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lança a campanha Maio Vermelho com o objetivo de alertar

Vila Nova vence o Athletic nos acréscimos e assume a liderança da Série B

Time goiano bate Athletic nos acréscimos com gol de Dodô e ultrapassa o rival Goiás na tabela O Vila Nova

Pecuária 2025 terá entrada gratuita com doação de alimento

Evento será realizado de 15 a 25 de maio no Parque de Exposições de Goiânia e reunirá nomes consagrados e

Pai morre após saber da morte do filho em acidente na BR-414 em Barro Alto

Vilmar de Vasconcelos sofreu infarto fulminante ao ser informado do falecimento do filho, Tales Matias Um drama familiar marcou a