PF prende grupo que traficava nitazeno, droga mais potente que fentanil, em operação inédita em SP

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Substância altamente tóxica foi identificada pela primeira vez no Brasil no fim de 2024 e já foi incluída na lista de entorpecentes proibidos pela Anvisa

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (13) uma operação inédita contra o tráfico de nitazeno, substância sintética com poder psicoativo superior ao de drogas como fentanil e heroína. A ação, realizada em São Paulo, resultou na prisão de quatro suspeitos e no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão.

É a primeira vez que uma investigação no Brasil tem como foco o combate à comercialização do nitazeno, composto químico de alto risco, identificado em solo nacional apenas no fim de 2024. Os detidos são apontados como integrantes de uma organização criminosa envolvida na produção e distribuição da droga.

A investigação teve início após uma apreensão feita em dezembro passado, quando a PF localizou um laboratório clandestino em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. O local era utilizado para a síntese de drogas do tipo K, mas chamou atenção dos peritos ao revelar, em análise posterior, a presença de nitazeno importado ilegalmente.

Segundo a Polícia Federal, a droga tem alto potencial de causar overdoses mesmo em doses muito pequenas, por possuir efeitos mais intensos do que opioides tradicionais. Por esse motivo, a substância foi incluída, em janeiro deste ano, na lista de entorpecentes proibidos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O diretor da Anvisa e relator do pedido, Daniel Meirelles Fernandes Pereira, justificou a decisão destacando os riscos do composto. “Apesar do seu alto potencial analgésico, o nitazeno pode causar depressão respiratória grave, com alto risco de abuso e toxicidade, não sendo indicado para uso terapêutico”, afirmou em março.

Ainda segundo Pereira, a potência da substância é tamanha que doses mínimas podem provocar efeitos comparáveis aos de fentanil ou morfina, elevando significativamente o risco de overdoses acidentais.

Os investigados poderão responder por tráfico transnacional de drogas e organização criminosa. A operação desta terça é considerada um marco no enfrentamento de novas drogas sintéticas no país.


Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Divulgação/PF

Noticias Relecionadas

Caiado participa de encontro internacional sobre economia e relações Brasil–EUA

O governador Ronaldo Caiado participa, nesta quarta-feira (14/05), da 2ª edição do Summit Brazil–USA, em Nova York, nos Estados Unidos.

Fortaleza empata com Bucaramanga e adia sonho da vaga antecipada na Libertadores

Mesmo superior em campo, time cearense fica no 0 a 0 diante da torcida e dependerá da última rodada para

Caiado critica Lula por recusar classificar PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas

Governador de Goiás apoia proposta dos EUA e acusa governo federal de leniência com o crime organizado O governador de

Prefeitura realiza manutenção na iluminação da GO-403

Ação visa garantir visibilidade e prevenir acidentes na rodovia A Prefeitura de Senador Canedo está realizando uma força-tarefa de manutenção

Divaldo Franco morre aos 98 anos em Salvador

Sucessor de Chico Xavier, médium baiano fundou a Mansão do Caminho e publicou mais de 260 livros   O médium

Atlético-GO descarta estrangeiros e busca técnico com perfil experiente para Série B

Após saída de Cláudio Tencati para o Juventude, clube mira substituto com vivência na competição nacional Segundo apuração da Itatiaia,

“Quero homem que me ameace”, disse Mikaella antes de ser morta pelo ex-companheiro

Esteticista de 29 anos foi assassinada a facadas em Santa Catarina; vídeo com declaração circula nas redes após o feminicídio

Virginia agradece apoio após depoimento na CPI das Apostas e diz esperar que seja sua “última vez” no Senado

Influenciadora se pronunciou nas redes sociais após prestar esclarecimentos nesta terça-feira; ela elogiou senadores e comentou atrito com Soraya Thronicke

Morre Pepe Mujica: veja o filme que retrata os anos de prisão do ex-presidente uruguaio

“Uma Noite de 12 Anos”, disponível na Netflix, mostra a trajetória de Mujica e de dois companheiros durante a ditadura

Influenciadores digitais devem declarar ganhos no Imposto de Renda

Rendimentos com publicidade, redes sociais e parcerias precisam ser informados à Receita Federal; especialistas recomendam organização dos comprovantes Texto:

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 55 milhões no concurso 2862

Dezenas foram sorteadas nesta terça (13), em São Paulo; Caixa divulga ainda hoje os ganhadores ou se houve novo acúmulo

Bruno Gagliasso como Alexandre em remake de “A Viagem” vira pedido na web; veja

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Um dos grandes sucesso da TV Globo, a novela “A Viagem” está de volta