Vice-governador destaca importância estratégica da central, que movimenta mais de R$ 3 bilhões por ano e comercializa um milhão de toneladas de alimentos
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, reafirmou nesta quarta-feira (21/5) o compromisso do Governo do Estado com a modernização da Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), em Goiânia. Durante visita ao entreposto, que completa 50 anos de atividades, Daniel assegurou que não faltarão investimentos para ampliar e qualificar a estrutura, considerada essencial para o abastecimento alimentar e a economia do Centro-Oeste.
“Nosso objetivo é ter aqui a melhor Ceasa do Brasil. Não vão faltar recursos para implementar o que é preciso”, garantiu o vice-governador, que também teve participação direta na renovação das concessões de uso dos espaços por produtores e comerciantes. Daniel destacou ainda a mudança na condução das obras públicas em Goiás. “O governador Ronaldo Caiado mudou a cultura da prática política. Hoje temos condição e liquidez para fazer investimentos e empregar materiais da melhor qualidade em todas as obras”, afirmou.
Fundada em 1975 para organizar e profissionalizar o comércio de hortifrutigranjeiros, a Ceasa-GO abriga atualmente centenas de comerciantes e movimenta mais de R$ 3 bilhões ao ano, com um volume superior a um milhão de toneladas de alimentos comercializados. A estrutura conta com galpões permanentes e temporários, como a Pedra 1 e a Pedra 2, que permitem a venda direta do produtor ao consumidor.
O presidente da Ceasa-GO, Carlos Alberto Oliveira, o Carlão da Fox, destacou os avanços alcançados nos últimos anos e projetou novos investimentos. “Queremos que a nossa Ceasa seja exemplo para outras. Temos muitas ações sociais e estamos trazendo mais pessoas para melhorar e contribuir. Temos uma fila enorme de produtores que querem atuar aqui, e vamos trabalhar para ampliar”, adiantou.
Já a presidente da União dos Atacadistas e Produtores de Hortifrutigranjeiros (Uniap), Roberta Prado, agradeceu o apoio do Governo de Goiás, citando os benefícios obtidos. “Queremos que a Ceasa cresça ainda mais. Quero reforçar o nosso agradecimento ao governador, que foi o primeiro a investir na Ceasa. Hoje temos a usina fotovoltaica, o banco de alimentos, e agora, com o Goiás Social, esses projetos avançaram muito”, comemorou.
Daniel Vilela também falou sobre os próximos passos para transformar a Ceasa em um espaço ainda mais atrativo. “A ideia é que, por meio de um mercadão do produtor, a gente faça uma requalificação e transforme a Ceasa em um lugar que todo mundo queira vir conhecer, com uma estrutura inteligente e moderna para fomentar ainda mais a economia”, concluiu.
Nos últimos meses, a Ceasa-GO passou por diversas melhorias estruturais e de segurança, como a reforma dos banheiros, aquisição de dois caminhões-caçamba e um caminhão-pipa para reforçar a limpeza, além da entrega de uma pá-carregadeira para otimizar a logística e o manejo de resíduos sólidos. Também foram implantados um posto policial e uma unidade emergencial do Corpo de Bombeiros, reforçando a segurança e o atendimento no local.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Jota Eurípedes