Bruce Dickinson iniciou sua jornada musical em bandas que se apresentavam em pequenos bares durante os anos 1970, enquanto cursava a escola em Sheffield e mais tarde na faculdade em Londres. Em 1979, ele ingressou na banda de rock Samson, onde gravou dois álbuns de estúdio e ganhou certa popularidade sob o nome Bruce Bruce.
A saída do Samson ocorreu em 1981, quando ele entrou no Iron Maiden, substituindo Paul Di’Anno e estreando no álbum “The Number of the Beast” no ano seguinte.[1] Durante sua primeira passagem pela banda, lançaram vários álbuns de sucesso, solidificando a fama mundial de Bruce como um dos vocalistas mais aclamados do heavy metal.[2]
Em 1993, Bruce deixou o Iron Maiden para seguir sua carreira solo, explorando diversos estilos do rock. Sua volta à banda ocorreu em 1999, ao lado do guitarrista Adrian Smith, e permanecem juntos desde então, lançando mais cinco álbuns de estúdio.
Desde então, Bruce lançou apenas um álbum em carreira solo, intitulado “Tyranny of Souls” (2005). Em 2006, foi reconhecido como o 7º melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos pela revista norte-americana Hit Parader[3] e alcançou a 1ª posição na lista dos 10 melhores vocalistas de heavy metal do site The Top Tens[4]. Além disso, ficou em 2º lugar na lista dos “50 Melhores Cantores de Rock e Metal” do site Loudwire[5].
Além de sua carreira musical, Dickinson é conhecido por sua diversidade de atividades. Destaca-se como piloto comercial da Astraeus Airlines, levando a empreendimentos midiáticos, como pilotar o avião do Iron Maiden, Ed Force One, durante turnês mundiais. Após o fechamento da Astraeus, fundou sua própria empresa de manutenção de aeronaves e treinamento de pilotos em 2012, chamada Cardiff Aviation.
Dickinson também apresentou um programa de rádio na BBC Radio 6 Music de 2002 a 2010, participou de documentários televisivos, escreveu romances e roteiros de cinema, além de criar uma cerveja bem-sucedida em parceria com a Robinsons Brewery e competir internacionalmente na esgrima.
Texto: Alex Alves
Foto: Reprodução