Polícia Civil cumpre mandados em oito cidades goianas e também no DF, Tocantins, Mato Grosso e São Paulo. Grupo teria falsificado Guias de Trânsito Animal e notas fiscais
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (1º) a segunda fase da Operação Paper Ox, que investiga um esquema milionário de fraudes na emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e notas fiscais para movimentação de bovinos. A ação ocorre em oito municípios de Goiás e também em estados como o Tocantins, Mato Grosso, São Paulo e o Distrito Federal.
Segundo as autoridades, foram cumpridas mais de 50 ordens judiciais, entre mandados de busca, apreensão e prisão. Além disso, houve o bloqueio de cerca de R$ 127 milhões em bens e valores dos suspeitos. O número de presos ainda não foi divulgado.
A operação conta com o apoio da Agrodefesa, órgão responsável pela fiscalização agropecuária em Goiás. Os investigados são suspeitos de integrar uma organização criminosa voltada à falsificação de documentos para simular movimentações legais de rebanhos bovinos, prática que pode afetar diretamente o controle sanitário e a arrecadação de impostos.
Os nomes dos alvos não foram divulgados pela polícia, e, até a última atualização desta reportagem, não houve posicionamento das defesas.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Divulgação/PCGO