Levantamento da Quaest mostra crescimento da percepção negativa entre os parlamentares; apoio cai e oposição se fortalece
A avaliação do governo Lula junto à Câmara dos Deputados atingiu um dos piores índices desde o início da atual legislatura. Segundo pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), 46% dos deputados federais classificam a gestão de forma negativa, enquanto 27% têm uma visão favorável. Outros 27% consideram a atuação regular.
O levantamento ouviu 203 deputados, entre os dias 7 de maio e 30 de junho, com margem de erro de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em relação ao levantamento anterior, a rejeição subiu de 43% para 46%, enquanto a aprovação caiu de 29% para 27%, dentro da margem de erro.
A percepção da relação entre Executivo e Legislativo também é predominantemente negativa: 51% dos parlamentares enxergam o diálogo com o governo como ruim, 30% avaliam como regular e apenas 18% dizem que é positiva.
Entre os deputados da oposição, 78% avaliam o governo de forma negativa. Entre os independentes, esse número é de 65%, e somente 4% consideram o governo positivo. Já no grupo governista, 42% aprovam, 39% consideram regular e 19% reprovam a gestão.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert