Parceria Frutífera: Aparecida de Goiânia, Iphan e Coordenadoria da Igualdade Racial Unem Esforços na Proteção do Patrimônio

Instagram; @falacanedo 

Por: Alex Alves

Foto: Divulgação/Wigor Viera (Prefeitura de Aparecida de Goiânia)


O prefeito Vilmar Mariano (MDB) recebeu, em sua Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Pedro Wilson (PT), para discutir a “proteção do patrimônio histórico e cultural de Aparecida de Goiânia”. Durante a reunião, foram abordados processos de [tombamento] de patrimônios religiosos e culturais, com destaque para a restauração do Santuário Nossa Senhora Aparecida, a Igreja Matriz.

 

O encontro, realizado no gabinete do prefeito, contou com a presença do procurador-geral do município, Fábio Camargo, e do secretário de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior. Além de avaliar o andamento da revitalização do Santuário, aprovada pelo Iphan, os gestores discutiram outras demandas relacionadas à preservação do patrimônio histórico e artístico da cidade.

 

Vilmar Mariano elogiou a parceria com o Iphan, destacando o compromisso do instituto não apenas na supervisão das obras no Santuário, mas também na análise de solicitações ligadas à proteção do patrimônio local. O prefeito ressaltou a importância do trabalho conjunto para garantir a manutenção das características originais da igreja e abordar outras questões relacionadas à história de Aparecida.


Coordenação de Igualdade Racial de Aparecida de Goiânia e Pedro Wilson do IPHAN                                                                                                        Esta não é a primeira vez que o superintendente do Iphan comparece à Prefeitura de Aparecida para atender solicitações do município. Recentemente, em novembro, a Coordenadoria de Igualdade Racial solicitou o reconhecimento e tombamento dos festejos e tradições de comunidades de matriz africana. Pedro Wilson enfatizou a colaboração entre o Iphan e a Prefeitura em diversos projetos, incluindo a proteção de quilombolas, indígenas, terreiros e a preservação da Igreja Matriz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *