Instagram; @falacanedo
Por: Sidney Araújo
Foto: Reprodução/Copacabana Rio de Janeiro
O cenário do turismo no Brasil está vivenciando um notável crescimento, com previsões indicando que o faturamento durante a temporada de novembro a fevereiro será o mais alto dos últimos 12 anos. Fortaleza se destaca como um exemplo desse sucesso, testemunhando uma constante presença de visitantes ao longo do ano.
Ivana Bezerra, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará, destaca um aumento significativo no número de turistas, observando que as famílias aproveitam a oportunidade para viajar juntas. Esse fenômeno não se limita a Fortaleza, estendendo-se a cidades históricas como Ouro Preto, em Minas Gerais, que já registra quase completa ocupação dos hotéis para o Natal, Ano Novo e Carnaval.
A fisioterapeuta Meliza de Oliveira, encantada com Ouro Preto, compartilha suas impressões sobre a cidade, elogiando sua beleza e profundidade histórica. A expectativa é que a alta temporada, de novembro a fevereiro, impulsione ainda mais o setor de turismo, conforme aponta um levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), prevendo um faturamento de R$ 155,87 bilhões, representando um aumento de 5,6% em relação ao ano passado e o melhor resultado desde 2011.
Com o aumento do fluxo de turistas, diversos setores da economia estão se mobilizando para atender à “demanda crescente”. A CNC estima que cerca de 85 mil pessoas poderão encontrar oportunidades profissionais durante as festas de final de ano.
Danilo Santiago, recém-contratado como garçom, expressa sua satisfação ao destacar a importância financeira desse período: “Final do ano tem bastante conta pra pagar, tem festas e tudo mais. E já começar o ano com o pé direito, né?”.
O economista Fabio Bentes, da CNC, atribui a retomada do turismo a fatores como a queda da inflação, o aumento do emprego e a “redução da taxa de juros”. Ele destaca que a diminuição dos juros facilita a venda de serviços turísticos, muitos dos quais são oferecidos de forma parcelada.
Helen Rodrigues, engenheira civil, compartilha o sentimento positivo de muitos brasileiros ao enfatizar a [beleza] do país e a abundância de lugares para explorar e visitar. Essa perspectiva otimista reflete não apenas a atração de turistas, mas também o potencial de crescimento econômico impulsionado pelo setor.