Instagram; @falacanedo
Por: Sidney Araújo
Foto: Reprodução/ Redes sociais
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu calorosa recepção de argentinos ao prestigiar a posse de Javier Milei em Buenos Aires no último domingo (10/12). Antes do evento, Bolsonaro posou para fotos ao lado de importantes aliados, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL); e o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL).
Além disso, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) também integraram o grupo que marcou presença na capital argentina para acompanhar a posse do [ultraliberal], vencedor da eleição contra o peronista Sergio Massa.
Javier Milei, conhecido por suas declarações polêmicas durante a campanha, já se referiu a Lula como um “comunista raivoso” e “socialista com vocação totalitária“. Ele chegou a afirmar que não faria acordos com governos “comunistas”.
No entanto, após a vitória nas eleições, Milei adotou uma postura mais moderada, surpreendendo ao convidar o ex-presidente Lula para a cerimônia de posse. Essa mudança de atitude ressalta a complexidade das relações políticas na região e a busca por uma abordagem mais conciliatória após o processo eleitoral.