Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: AMR ABDALLAH DALSH / Reuters
O Manchester City venceu o Fluminense por 4 a 0 nesta sexta-feira (22), na Arábia Saudita, em partida válida pelo Mundial de Clubes da FIFA. Com dois gols de Álvarez, um de Nino contra e um de Phil Folden, o time inglês não tomou conhecimento do Tricolor Carioca e faturou o seu primeiro torneio mundial na história.
Porém, o que chama a atenção é que o placar não é incomum para o treinador Pep Guardiola em finais contra brasileiros. Em 2011, quando estava à frente do Barcelona de Messi, Iniesta, Xavi e companhia, venceu o Santos também por 4 a 0. O time santista, aliás, também contava com Paulo Henrique Ganso, atualmente atleta do Fluminense e que esteve presente nos dois jogos. Agora, após 12 anos, novamente o treinador espanhol mostrou superioridade sobre um brasileiro, aplicou uma goleada com uma diferença de quatro gols a zero e faturou o seu quarto mundial de clubes: dois com o Barcelona, um com o Bayern e agora pelo City.
Uma quase partida contra o Galo e a vitória sofrida sobre o combatente Estudiantes
Uma curiosidade é que Pep Guardiola quase chegou a enfrentar outro brasileiro em mundiais. Em 2013, quando dirigia o Bayern de Munique, o técnico venceu o mundial contra o Raja Casablanca. Contudo, o Atlético Mineiro, então campeão da Libertadores, havia sido eliminado pelo time marroquino nas semifinais. Se o Galo tivesse passado, seria mais uma partida entre um brasileiro contra Guardiola. Curiosamente, o time sulamericano que mais chegou próximo de ameaçar a soberania do espanhol em mundiais foi o Estudiantes, em 2009. Na ocasião, o Barcelona chegou a estar perdendo, mas acabou virando nos últimos minutos com um gol de Lionel Messi e derrotando o time argentino pelo placar apertado de 2 a 1.
Guardiola é multicampeão e tem números incríveis
O título conquistado nesta sexta-feira (22) por Pep Guardiola vem para fechar a galeria de troféus do treinador espanhol sob o comando do time de Manchester. Há quase oito anos nos citizens, ele venceu a Premier League por cinco vezes – sendo três vezes seguidas -, quatro Copas da Liga Inglesa, duas Supercopas da Inglaterra, duas Copas da Inglaterra, uma Champions League, uma Supercopa da UEFA e, agora, uma Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Ao todo, Pep Guardiola tem 37 títulos individuais, contando Barcelona, Bayern de Munique e City.
Em suas estatísticas individuais, Guardiola tem 869 partidas como treinador de futebol, somando 632 vitórias, 134 derrotas e 103 empates, tendo um aproveitamento de quase 78%.Apenas no comando do Manchester City, Pep tem 432 partidas, 313 vitórias e apenas 61 derrotas, se tornando um dos maiores treinadores de futebol de toda a história.