Gloria Pires deixará a TV Globo após o fim de Terra e Paixão. A atriz completará 60 anos de idade em agosto e há mais de 50 integra o time de contratados da emissora. Com a carreira iniciada ainda como atriz mirim na extinta TV Excelsior, a artista entrou na Globo em 1970 — integrando o humorístico Faça Humor, Não Faça Guerra. Desde então, se manteve na emissora, acumulando papéis emblemáticos na teledramaturgia nacional como a vilã Maria de Fátima, de Vale Tudo (Globo, 1987), e as gêmeas Ruth e Raquel, de Mulheres de Areia (Globo, 1993).
Considerada a primeira atriz a ser “cria da TV” — uma vez que atrizes que a antecederam tinham experiência em teatros e radionovelas –, o comercial anunciando a reprise de Mulheres de Areia é uma homenagem simbólica à atriz. Partiu da direção da emissora a ideia de mostrar imagens duplicadas de Gloria Pires em antigos trabalhos para a divulgação da icônica novela.
No ar como a vilã Irene na novela Terra e Paixão, Gloria e a TV Globo não renovarão o vínculo contratual após o fim da novela assinada por Walcyr Carrasco, prevista para acabar no primeiro trimestre de 2024. Embora a emissora tenha manifestado o desejo em manter a atriz em seu time de contratados, Gloria optou por não estender o vínculo para que possa ter mais autonomia nos seus próximos passos profissionais.
“Confirmamos que o contrato irá até o fim de Terra e Paixão“, afirmou a assessoria de imprensa da atriz para Quem. Procurada, a assessoria da TV Globo não comentou o assunto.
Novos passos na carreira de Gloria Pires
Ao optar por não estender o contrato com a emissora, Gloria pretende investir em projetos nos quais possa participar da produção. Ela também tem o desejo de participar de tramas de menor duração, uma vez que as novelas acabam tomando, geralmente, um ano de dedicação — entre a preparação e a exibição.
Com 55 anos de carreira, Gloria vem manifestando o desejo por projetos mais desafiadores. Ela gostaria de participar de seriados, mas acabava não sendo chamada para tais projetos, porque seu nome era considerado prioridade pela equipe de teledramaturgia diária da emissora, ou seja, a equipe das novelas.
A atriz chegou a ser escalada para o elenco de Todas as Flores, quando a novela seria produzida para a TV aberta. Quando a trama se tornou um produto Original Globoplay, o nome da atriz foi remanejado na emissora. Com isso, a vilã Zoé — papel originalmente pensado para Gloria Pires — ficou com Regina Casé e ela foi para o elenco de Terra e Paixão, em que vive Irene.
Em entrevista para Quem para comentar a reprise de Mulheres de Areia, Gloria fez um balanço satisfatório da carreira: “Sou muito feliz pela história que eu construí ao longo desses anos e pelos encontros artísticos que aconteceram nesse caminho”.
Gloria Pires caracterizada como a vilã Irene na novela ‘Terra e Paixão’ (Globo, 2023) — Foto: João Miguel Junior/TV Globo
FONTE: g1/QUEM TV E NOVELAS