Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Cimehgo/Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) soltou um alerta laranja, nesta quinta-feira (04/01), para a possibilidade de tempestade em todo o estado de Goiás. De acordo com o órgão, um aumento do volume de chuvas é previsto, podendo chegar entre 30 a 60 milímetros por hora. Além disso, até o próximo domingo (07/01) há a possibilidade de rajadas de ventos de até 100 km/h.
Tudo isso acontece devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pelo Brasil dentre os próximos dias. O Inmet destaca que este é o primeiro episódio de ZCAS do período chuvoso 2023/2024. Esse fenômeno, segundo o instituto, é responsável por promover dias seguidos de tempo nublado, volumes consideráveis e persistentes de chuva e, que, por consequência, ajudam a amenizar o calor.
INMET recomenda que as pessoas tenham cuidado na hora de sair de casa
Em imagens por satélite divulgadas pelo CIMEHGO (Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás), é possível ver um corredor de umidade que está passando por Goiás e indo em direção ao sul da Bahia e à região sudeste do Brasil, o que auxilia na formação de áreas mais instáveis em diversos pontos do estado.
Segundo o INMET, por conta da alta velocidade que os ventos podem atingir, há o risco de problemas na distribuição da energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e até de descargas elétricas. O instituto ainda recomenda que as pessoas se abriguem em locais seguros e não fiquem próximas de árvores, principalmente. Caso ocorra alguma problema, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Ao longo da semana, a temperatura máxima em Goiânia pode chegar até a 30ºC e a mínima de 20ºC. Em Senador Canedo, a máxima deve atingir os 29ºC e a mínima ficar em 19ºC – dados do climatempo. Ainda que a chuva consiga trazer uma sensação climática mais agradável nas regiões mais centrais do estado, o norte e oeste de Goiás podem sofrer com o calor de até 35ºC.