Instagram; @falacanedo
Por: Tatiane Braz
Foto: JENS SCHLUETER / AFP
No último sábado (20), mais de 250 mil pessoas inundaram as ruas da Alemanha em protestos contra o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD). O motivo do descontentamento foi uma reunião recente do partido com neonazistas e empresários, na qual discutiram um polêmico projeto de expulsão em massa de imigrantes e “cidadãos não assimilados”.
Em Frankfurt, cerca de 35 mil manifestantes aderiram ao lema “Defendam a democracia – Frankfurt contra a AfD”. Hannover, ao norte, também testemunhou uma expressiva mobilização de cerca de 35 mil pessoas, exibindo cartazes com a mensagem “Fora nazistas”.
Outros atos foram registrados em Braunschweig, Erfurt, Kassel, e diversas cidades menores, consolidando uma série contínua de manifestações ao longo da semana. A expectativa é que mais de 100 cidades alemãs participem dos protestos durante o fim de semana, com eventos planejados em Berlim, Munique, Colônia, Dresden, Leipzig e Bonn no domingo. A população alemã demonstra sua forte oposição às ideias e práticas associadas à AfD.