TCE-GO abre concurso para atuar em auditoria junto à ONU

   Por: Sidney Araujo

Foto Destaque: Reprodução

A Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) publicou, nesta quarta-feira (24/01), uma portaria no Diário Eletrônicos de Contas (DEC) que indica um processo seletivo para atuar junto à ONU. O concurso irá indicar dois analistas de Controle Externo do TCE-GO à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para composição de lista formada por servidores de tribunais de contas de todo o país. Essa lista será encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU), que selecionará os oito nomes que atuarão junto ao Conselho de Auditores da ONU em mandatos de seis anos.

O Conselho de Auditores foi criado em 1946 pela Assembleia Geral da ONU no intuito de analisar e fiscalizar as contas da organização, seus fundos e programas. A Lei Federal nº 14.804, de 2024, dispõe sobre a atuação do TCU como membro do Conselho e autoriza o órgão a solicitar servidores de cargo efetivo dos TCs brasileiros para atuar nas auditorias externas das finanças da ONU.

No TCE-GO, o processo de seleção terá três etapas (inscrição, análise de perfil profissional e entrevista), sendo conduzido por comissão formada por Nádia Rezende Faria, coordenadora e chefe de gabinete da Presidência, Sérvio Túlio Teixeira e Silva, secretário de Controle Externo, e Vera Núbia Zandonadi Gomes, diretora de Governança Planejamento e Gestão.

Os requisitos

De acordo com o órgão, serão cobrados: proficiência em língua inglesa em nível intermediário a avançado; treinamento e experiência profissional em auditoria financeira; disponibilidade para viagens; e compromisso com atividades presenciais pertinentes ao ofício. Os interessados devem se inscrever até o dia 26 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 5 de fevereiro. Todas as disposições podem ser encontradas na Portaria nº 65, de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *