Faltar ao trabalho no Carnaval pode gerar demissão por justa causa, adverte advogada

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Por: Redação Fala Canedo

Foto Destaque: Reprodução

Nas semanas que antecedem o Carnaval, as perguntas mais ouvidas são, “É feriado?” Se eu faltar no Carnaval, posso ser demitido por justa causa?”.

A verdade é que as pessoas ainda estranham muito quando se fala que o Carnaval não é feriado nacional. Respondendo a primeira pergunta, a advogada Karolen Gualda Beber, do Natal e Manssur Advogados, especialista na área do Direito do Trabalho diz que somente a União pode legislar sobre feriados e ela não inclui o Carnaval como sendo um deles.

“Mas os estados e os municípios podem estipular a data como feriado, exemplo do Rio de Janeiro, que tem uma lei declarando feriado estadual a terça-feira”, diz Karolen.

Outra questão importante a ser lembrada é que ponto facultativo também não é igual ao feriado. Se foi declarado ponto facultativo aos funcionários públicos, eles são dispensados do trabalho, mas no setor privado, cabe à empresa a decisão de dar ou não a folga para o trabalhador.

“Então a regra fica a seguinte: nas cidades em que o Carnaval for feriado regularmente instituído, o trabalhador deverá folgar – lembrando aqui que pode haver exceções, como naquelas atividades essenciais. E nas demais, onde o Carnaval for ponto facultativo, fica a cargo do empregador decidir a folga aos seus empregados”, explica a advogada.

Respondendo a pergunta sobre a demissão por justa causa em caso de falta no Carnaval, “a resposta é, depende”. Mas sim, existe esse risco, alerta Karolen.

Em regra, a falta injustificada do trabalhador pode ensejar desconto no salário, no descanso semanal remunerado e pode, inclusive, fazer com que esse empregado receba uma penalidade, e, a depender da situação, pode sim chegar a uma justa causa.

“As pesquisas comprovam que o número de atestados médicos aumenta muito nesse período de Carnaval. Ou seja, se o empregado ‘folião’ usar um atestado médico falso para faltar no trabalho e cair na folia, ele pode sim ter uma surpresa bem desagradável na Quarta-Feira de Cinzas”, conclui Karolen.

A seguir, a especialista fala sobre os principais pontos de atenção para empregados e empregadores.

– Qual a diferenças entre feriado e ponto facultativo

No feriado, é vedado o trabalho (regra que não é absoluta, a depender do tipo de atividade desenvolvida pela empresa), mas, quando acontece, o pagamento poderá ser dobrado. No ponto facultativo, não há impedimento para o trabalho e o pagamento não será dobrado.

– A folga é obrigatória no Carnaval?

Nas cidades em que o carnaval é efetivamente um feriado legalmente instituído, sim. Nas demais, é ponto facultativo, cabendo ao empregador decidir a folga de seus empregados.

– Como deve ser a gestão das folgas pelas empresas

O costume da folga no Carnaval é enraizado em nosso País. Assim, mesmo nas localidades que não é feriado, as empresas podem avaliar as possibilidades de conceder folga nesses dias. Para isso, existem algumas alternativas:

  • Fazer a compensação antecipada das horas não trabalhadas;
  • Fazer a compensação futura por meio de acordo de compensação ou banco de horas,
  • Conceder as folgas sem a necessidade de compensação futura.

Mas, caso a empresa esteja sediada onde é feriado e não possa renunciar a jornada de trabalho, a remuneração será em dobro. Onde o Carnaval é ponto facultativo e houver a opção pelo trabalho, ele será remunerado em dobro caso a compensação não ocorra na mesma semana.

A advogada faz ainda uma última observação. “Recomenda-se que antes da aplicação de quaisquer dessas medidas, as empresas confiram as previsões inseridas também nas normas coletivas das categorias”, conclui ela.

Noticias Relecionadas

Senado aprova Consignado CLT: nova linha de crédito para trabalhadores do setor privado

Medida já liberou R$ 14 bilhões em empréstimos e também atende MEIs, domésticos, motoristas de app e rurais O Senado

Mega-Sena e outras loterias terão aumento no valor das apostas

Reajuste da Caixa busca elevar premiações e garantir repasses sociais; nova tabela começa a valer já na próxima semana A

Luana Piovani revela decisão difícil sobre o filho e elogia mudança de postura de Pedro Scooby

Atriz conta que filho mais velho quis viver com o pai no Brasil e reconhece amadurecimento do ex-marido: “Está dando

Murilo Huff diz que pediu guarda unilateral de Léo por “situações graves” com família de Marília Mendonça

Cantor afirma que tentou acordo com Dona Ruth, mas recorreu à Justiça para proteger o filho; guarda provisória foi concedida

Governo de Goiás lança Programa de Melhoramento Genético Bovino para Agricultura Familiar

Projeto financiado via Goiás Social beneficia e capacita 450 agricultores familiares produtores de leite O Governo de Goiás, por meio

Criança de quatro anos morre após ataque de pit bull em Itumbiara

Mãe havia saído para trabalhar e deixou os filhos sozinhos em casa; criança morreu antes da chegada do socorro. Cão

Daniel Vilela inaugura quartel dos Bombeiros e Feira do Produtor em Novo Gama

Entregas no município reforçam os investimentos do Governo de Goiás na área de infraestrutura e segurança na região do Entorno

Senador Canedo apoia preparação da Seleção Goiana de Taekwondo para o Campeonato Centro-Oeste

Super treino em Senador Canedo reúne atletas de todo o estado em preparação para a competição regional, que acontece em

P. Diddy é condenado por transporte com fins de prostituição nos EUA

Rapper foi absolvido das acusações de tráfico sexual e conspiração, mas pode pegar até 20 anos de prisão pelas duas

Wilder tenta remover publicações sobre passado com Marconi

Senador alega que postagens nas redes sociais distorcem relação com ex-governador e busca ação judicial contra plataformas O senador Wilder

Vilela aposta em reconstrução e mira legado de Maguito e Mendanha em Aparecida

Enfrentando R$ 500 milhões em dívidas herdadas, prefeito foca na reorganização da cidade, retoma obras estruturantes e projeta uma Aparecida

Band toma atitude final sobre repórter Lucas Martins, que empurrou jornalista da Record ao vivo

Situação envolvendo os jornalistas Lucas Martins e Grace Abdou, que estavam ao vivo pelas emissoras, acabou repercutindo nas redes Por: