Rokubet

Mais de 1.300 detidos na França antes do enterro do jovem baleado por policial… Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/mundo/mais-de-1-300-detidos-na-franca-antes-do-enterro-do-jovem-baleado-por-policial/?utm_source=terra_capa_noticias&utm_medium=referral. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de Carta Capital vivo e acessível a todos

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

A polícia efetuou mais de 1.300 detenções na quarta noite de distúrbios na França pela morte de Nahel, um adolescente de 17 anos baleado pela polícia, cujo funeral foi realizado neste sábado (1º).

O ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, informou que a violência foi “de uma intensidade muito menor” do que nas noites anteriores, mas houve 1.311 pessoas presas em todo o país.

O número de detidos registrado neste sábado é o maior desde que os tumultos começaram na terça-feira, após a morte de Nahel. Ele foi baleado à queima-roupa por um policial durante um controle de trânsito em uma periferia de Paris.

O funeral começou neste sábado em Nanterre, município a noroeste de Paris onde ele morava. Uma grande multidão se reuniu no cemitério local, em meio a um clima de tensão, segundo um jornalista da AFP.

“Que ele descanse em paz, que a justiça seja feita. Eu vim para apoiar a mãe. Ela não tinha ninguém além dele, coitada”, disse à AFP uma mulher que não quis se identificar, ao deixar o enterro.

A morte de Nahel M. deu origem a quatro noites de tumultos em toda a França. Segundo as autoridades, na madrugada de sábado, 1.350 veículos foram incendiados, ou danificados; assim 234 edifícios; além da ocorrência de 2.560 incêndios na via pública.

O Ministério do Interior também afirmou que 79 policiais e gendarmes ficaram feridos. O assassinato do rapaz, cuja família é originária da Argélia, também agitou o debate sobre a violência policial na França. Em 2022, 13 pessoas morreram em circunstâncias parecidas no país, episódios que geraram críticas às autoridades, percebidas com.

Nem os 45.000 agentes e os veículos blindados mobilizados em todo o país conseguiram deter os atos de revolta em cidades como Marselha (sul), ou Lyon e Grenoble, ambas no centro-leste, onde grupos de pessoas – em muitos casos encapuzados – saquearam. Em Paris e seus subúrbios, apesar da chuva, também houve distúrbios nesta madrugada. Nessa área, houve 406 detenções, cerca de metade delas feita em nível nacional, disse à AFP uma fonte policial.

As autoridades impuseram toque de recolher em pelo menos três cidades na região da capital francesa e em várias outras em todo o país. Na manhã de hoje, comerciantes de várias cidades, como Lyon, faziam um balanço dos danos.

“Na segunda-feira ligo para [a imobiliária] Omnium e ponho tudo à venda, já chega”, disse o dono de uma loja, situada em uma rua de pedestres repleta de entulhos, no centro da cidade.

“Tem que ir embora, não há mais nada a fazer”, afirmou o gerente de um pequeno hotel próximo.

Racismo

O Executivo decidiu suspender todos os grandes eventos e organizou uma nova reunião da célula de crise para estudar os próximos passos a dar, informou o gabinete do primeiro-ministro. Além disso, os ministros foram convidados a permanecer em Paris durante o fim de semana.

A ONU pediu às autoridades francesas que abordem seriamente os “profundos” problemas de “racismo e discriminação racial” em suas forças de segurança, acusações que o Ministério das Relações Exteriores descreveu como “totalmente infundadas”.

Mounia, a mãe da vítima, disse ao canal France 5 que não culpa a polícia, mas apenas o policial que tirou a vida de seu filho.

A Justiça decretou prisão preventiva por homicídio doloso para o agente de 38 anos, autor do disparo. Segundo seu advogado, pediu “perdão à família” de Nahel.

Em uma tentativa de apaziguar a situação, a seleção francesa de futebol, liderada por Kylian Mbappé, afirmou em um comunicado que “o tempo da violência tem de parar” e dar lugar a “maneiras pacíficas e construtivas de se expressar”.

“Desde este trágico evento, assistimos à expressão de uma raiva popular que compreendemos, na essência, mas que não podemos aceitar na forma”, escreveram os jogadores.

Os distúrbios levantaram preocupação em outros países, já que a França sediará a Copa do Mundo de Rúgbi no próximo outono (primavera no Brasil) e os Jogos Olímpicos no verão de 2024 (inverno no Brasil). Vários países europeus, como Reino Unido, Alemanha e Noruega, alertaram seus cidadãos na França para evitar zonas de tumulto e reforçar a cautela.

FONTE: TERRA NOTÍCIAS

Noticias Relecionadas

Jornalista revela que papa Leão XIV torce para rival de brasileiro na Libertadores

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação/Vatican Media O único assunto no mundo neste momento é sobre a escolha do novo

Luan Pereira atinge o TOP 1 do Spotify Brasil pela sexta vez com “Não Era Love”

Música com MC Tuto e Grelo reforça o domínio do cantor nas plataformas e nas pistas Por: Sidney Araujo Foto

Leão XIV destaca união e diálogo em primeiro discurso como papa: “A humanidade precisa de pontes”

Primeiro pontífice dos EUA, Robert Prevost falou a milhares de fiéis na Praça São Pedro e agradeceu o legado de

“Nossos jovens são aprendiz com futuro”, diz Daniel Vilela ao celebrar expansão do programa que vai atender 10 mil estudantes de Goiás

Vice-governador participou do evento em Goiânia que marcou a ampliação do Aprendiz do Futuro e deu boas-vindas a mais de

Daniel Vilela anuncia construção de mais 3,2 mil casas a custo zero

Vice-governador assinou ordens de serviço para 64 municípios, com investimento de mais de meio bilhão de reais; iniciativa do Goiás

Allan Souza assume namoro com ex de Cauã Reymond em meio a gravidez fora do casamento

Volante do Flamengo enfrenta divórcio conturbado e nova polêmica envolvendo gravidez com outra mulher O meio-campista Allan Souza, do Flamengo,

Isadora, única sobrevivente em estado grave de acidente com estudantes de medicina, segue na UTI em Goiânia

Jovem de 20 anos está em coma induzido e respira com ajuda de aparelhos; tragédia deixou duas colegas mortas na

DNA do Crime: 2ª temporada da série de ação da Netflix tem trailer explosivo; veja

Com estreia marcada para 4 de junho, novos episódios têm inspiração em assaltos e eventos criminais da vida real com

MC Mirella tem o perfil mais acessado em plataforma de conteúdo adulto no Brasil

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Não dá para negar que uma das principais personalidades do ano é a cantora

O que a astrologia fala sobre Robert Prevost? Descubra o mapa astral de Papa Leão XIV

Robert Francis Prevost é virginiano, signo associado ao pensamento analítico Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Robert Francis Prevost acaba

INSS lança sistema para aposentados contestarem descontos irregulares pelo app Meu INSS

Ferramenta ficará disponível a partir de 14 de maio e permitirá solicitação de devolução de valores cobrados sem autorização O

Prefeitura de Senador Canedo divulga calendário do IPTU e ITU 2025 com desconto de 20%

IPTU pode ser pago com desconto ou em até seis parcelas sem juros A Prefeitura de Senador Canedo divulgou o