Por: Redação Fala Canedo
Foto: Agência Brasil
A Mocidade Alegre repete sua vitória do ano anterior e conquista o título do Carnaval de São Paulo de 2024, com uma homenagem à visão de Mário de Andrade sobre o Brasil. Em segundo e terceiro lugares, ficam respectivamente a Dragões da Real e a Acadêmicos do Tatuapé.
Com uma pontuação de 270 pontos, a Mocidade Alegre se consagra campeã pela 12ª vez, deixando para trás outras 13 escolas de samba. Enquanto isso, a Tom Maior e a Independente Tricolor, com 268,7 pontos cada, ocupam as últimas posições do Grupo Especial e serão rebaixadas para o Grupo de Acesso 1, conforme as normas da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.
Competindo ao lado de outras agremiações como Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul, Mancha Verde, Rosas de Ouro, Vai-Vai, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi, a Mocidade Alegre mostra sua força e tradição.
Fundada em 1967 e sediada no bairro do Limão, zona norte de São Paulo, a Mocidade Alegre é liderada atualmente por Solange Bichara. A escola desfilou como a terceira a se apresentar na segunda noite de desfiles, no sábado (10), no Sambódromo do Anhembi.
Os critérios de avaliação incluem nove elementos, como evolução, comissão de frente, fantasia, enredo, samba-enredo, bateria, alegoria, mestre-sala e porta-bandeira e harmonia. Recentemente, houve mudanças nas diretrizes dos jurados, com ênfase na letra da música e na qualidade do som das escolas.
O anúncio das pontuações é feito sem a presença do público, com a transmissão ao vivo pela TV Globo para representantes das escolas e a imprensa.
Cerimônia de Apuração das Escolas do Grupo Especial no Sambódromo do Anhembi – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil