Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a cidade de Goiás está com um alerta de chuva intensa para esta quinta-feira (22). O Rio Vermelho, que atravessa o município, vem elevando o seu nível e ameaça tomar as ruas da cidade novamente. Na última segunda (19), o rio transbordou e trouxe prejuízos aos prédios históricos e riscos de desabamentos.
Semana de chuvas intensas na cidade de Goiás
As pancadas de chuva vêm atingindo a região durante toda a semana. Na manhã da última quarta (21), um drone do Corpo de Bombeiros registrou a força da correnteza do rio, que passou perto de locais turísticos como a Casa da Cora Coralina e a Cruz do Anhanguera.
Por isso, a prefeitura tem realizado ações preventivas juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Algumas avenidas e vielas próximas ao rio foram isoladas para evitar o trânsito de veículos e pedestres. Além disso, o prédio da prefeitura foi evacuado já que fica perto do local de risco.
Considerada uma cidade histórica, também há uma preocupação em relação aos trabalhos artísticos. O acervo do museu Casa de Cora Coralina foi transferido para o prédio do Museu Frei Confaloni.
Em relação aos serviços essenciais, como o caso da saúde, pacientes que estavam internados no Hospital São Pedro, que é o mais antigo do estado, foram retirados durante a noite da última terça (20) e levados para unidades de cidades próximas.