BC eleva para 2% previsão de alta do PIB em 2023 e reduz para 61% de chance de estouro da meta de inflação

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Por Alexandro Martello, g1 — Brasília

 


O Banco Central elevou de 1,2% para 2% sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

A informação consta do relatório de inflação do segundo trimestre, divulgado nesta quinta-feira (29).

O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira.

O aumento na projeção ocorre após a divulgação do resultado do PIB do primeiro trimestre, que apontou expansão de 1,9% na comparação com os três últimos meses do ano passado. O resultado ficou acima das expectativas de economistas.

 

“Apesar da alta na estimativa para a variação anual, a projeção continua refletindo um cenário prospectivo de desaceleração da atividade econômica em 2023 sob influência da diminuição do ritmo de crescimento global e dos impactos cumulativos da política monetária doméstica [taxa de juros elevada]”, informou o BC no relatório de inflação.

 

Inflação

 

Para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Banco Central reduziu sua estimativa para 2023 de 5,8%, em março deste ano, para 5% neste mês.

Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação para esse ano é de 3,25% e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.

“Em termos de probabilidades estimadas de a inflação ultrapassar os limites do intervalo de tolerância, destaca-se, no cenário de referência, a redução da probabilidade de a inflação ficar acima do limite superior em 2023, que passou de cerca de 83% no relatório anterior [de março] para 61% neste relatório”, acrescentou o Banco Central.

 

O mercado financeiro estimou, na semana passada, que a inflação medida pelo IPCA somará 5,06% nesse ano.

Para 2024, a projeção do BC para o IPCA recuou de 3,6%, em março, para 3,4% no documento divulgado hoje. A meta de inflação do próximo ano é de 3%, e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.

Já para o ano de 2025, a estimativa de inflação do Banco Central caiu de 3,2% para 3,1%. Para aquele ano, a meta de inflação é de 3%, podendo oscilar entre 1,5% e 4,5%.

Terceiro ano seguido de estouro

 

Se confirmado não atingimento da meta em 2023, esse será o terceiro ano seguido de estouro.

As metas de inflação baseiam as decisões do Banco Central sobre a taxa de juros. Quando a inflação está alta, o BC eleva a Selic. Quando as estimativas para a inflação estão em linha com as metas, o Banco Central pode reduzir o juro básico da economia.

Nesta quarta-feira (28), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Conselho Monetário Nacional (CMN) vai discutir na próxima reunião, marcada para hoje, possível mudança no modelo das metas de inflação.

O modelo adotado hoje é de ano-calendário. Ou seja, o CMN define uma meta de inflação para cada ano. Haddad tem defendido que a meta seja contínua, não limitada ao período de um ano.

Atualmente, a taxa Selic está em 13,75% ao ano, maior patamar em seis anos e meio, para conter pressões inflacionárias e tentar trazer a inflação de volta às metas pré-definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

FONTE: G1 – BRASÍLIA

Noticias Relecionadas

Messi brilha no Mundial e alcança vice-artilharia histórica

Com golaço de falta, craque argentino garante vitória do Inter Miami sobre o Porto e entra para o top 3

Cláudia Lira retorna a Goiânia após dias de tensão no Oriente Médio

Vice-prefeita participou de missão oficial em Israel e enfrentou momentos difíceis durante conflito com o Irã A vice-prefeita de Goiânia,

Lenda da televisão brasileira, Francisco Cuoco morre aos 91 anos

Ator foi protagonista de dezenas de novelas e estava internado em São Paulo tratando complicações de saúde. Ele deixa três

Palmeiras vence Al Ahly com boas mudanças de Abel e se aproxima da classificação no Mundia

Time brasileiro garantiu vitória por 2 a 0 e lidera o Grupo A da competição O Palmeiras venceu o Al

Prefeito Vilela abre a Taça das Favelas 2025 em Aparecida com participação de 25 equipes

Cinco times do município estão classificados na maior competição de futebol das periferias do mundo O prefeito de Aparecida de

Goiás cria ambulatório oftalmológico exclusivo para pessoas com doença falciforme

Iniciativa pioneira oferece tratamento especializado para evitar cegueira em pacientes com a condição Goiás será o primeiro estado do Brasil

Lula se diz ‘candidato para ganhar’ e defende regulação das redes em podcast com Mano Brown

Presidente admite aumento no custo de vida, falhas de comunicação e diz que, se disputar, entrará na eleição de 2026

Jovem colombiana questiona rotina de trabalho após viver na Europa

Scarlett Schmalbach compartilha nas redes sociais sua percepção sobre o ritmo intenso de trabalho em seu país natal Uma jovem

Copa do Mundo de Clubes é sucesso de audiência na Espanha, afirma jornal espanhol

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Gilvan de Souza/Flamengo A Copa do Mundo de clubes vem se tornando um sucesso não

História de filme: Pai e filho são mortos após roubar banco nos Estados Unidos

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Um enredo digno de ficção, mas que acabou sendo realidade nos Estados Unidos. De acordo

Jovem autista vivia trancado em jaula improvisada com fezes e corda em SP: Vídeo

Vítima foi resgatada em situação desumana por policiais de Franco da Rocha; pais foram detidos em flagrante por crimes graves

Mbappé é internado com quadro de gastroenterite e vira dúvida no Mundial de Clubes

Craque francês ficou fora da estreia do Real Madrid e sua participação nos próximos jogos ainda não está confirmada O