Otimismo do mercado financeiro com governo Lula aumenta, mostra pesquisa Quaest.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

O governo do presidente Lula (PT) começa a ganhar um apoio maior do mercado financeiro, segundo dados divulgados pela nova pesquisa da consultoria Quaest, divulgada nesta quarta-feira 12, com integrantes do setor.

De acordo com o levantamento, feito entre agentes de fundos de investimentos do Rio de Janeiro e de São Paulo, a rejeição a Lula despencou entre março e julho deste ano. Naquela ocasião, Lula somava 86% de avalições negativas entre os investidores, passando a ter 44% na rodada deste mês.

A avaliação positiva, por sua vez, saltou de apenas 2% para 20%. Já aqueles investidores que indicam visão regular sobre o atual governo eram 12% e hoje somam 36%.

As mudanças são ainda mais significativas quando se olha para o desempenho do ministro Fernando Haddad, responsável pela política econômica do atual governo. Ele tinha, em maio deste ano, 26% de avaliações positivas e chegou a 65% na pesquisa desta quarta-feira. Avaliações negativas eram 37% e, na atual conjuntura, somam apenas 11%. O grupo ‘regular’ somava 37% e caiu para 24%.

O levantamento mostra também que, na visão do mercado financeiro, cresceu a capacidade de Lula de aprovar suas pautas no Congresso Nacional. O resultado vem na esteira de recentes vitórias do governo no Legislativo, como o andamento do novo marco fiscal e a aprovação da reforma tributária na Câmara.

Neste quesito, o grupo dos investidores que indicava alta capacidade do governo petista de aprovar leis no Congresso era de 10% e hoje soma 27%. 49% acreditam que a capacidade seja regular (eram 51% em maio) e 24% dizem que essa capacidade é baixa. O último grupo somava 39% do levantamento anterior.

A pesquisa também captou uma maior percepção de que a política econômica do País estaria caminhando na direção correta com Lula. Fazem esta afirmação 47% dos investidores entrevistados. Na rodada anterior, o grupo somava apenas 10%. A ponta oposta, que diz que o caminho atual é errado, somava 90% e hoje é de 53%.

As linhas de quem vê uma melhora econômica nos próximos 12 meses com Lula se inverteram e também apontam notícia mais positiva para o petista nesta quarta-feira. Atualmente 53% dizem que deve ter melhora, 26% indicam que não vislumbram mudanças e 21% veem chances de piora. Os grupos eram de 13%, 26% e 61%, respectivamente.

O levantamento da Quaest captou, ainda, avaliação positiva sobre a reforma tributária proposta pelo governo Lula e aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados. Para 66% o projeto deve aumentar o bem-estar dos brasileiros.

34% indicam o contrário. O texto, ainda segundo os entrevistados, tende a fazer com que a taxa de juros caia. 54% fazem essa afirmação. Outros 45% não acreditam em mudança e 1% diz que a Selic irá aumentar com a reforma.

Entre as percepções negativas sobre o atual governo no mercado financeiro a pesquisa destaca a nova política de preços da Petrobras. A avaliação da mudança é negativa para 63%. 31% apontam visão regular sobre o tema e apenas 6% indicam avaliação positiva. Ainda no tema, 97% acreditam que a mudança foi uma influência política na estatal. 3% dizem que não enxergam dessa forma.

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira é contratada pela consultoria de investimentos Genial e foi realizada entre os dias 6 e 10 de julho. Ao todo, foram 94 entrevistas online em questionário estruturado. Participaram representantes de fundos de investimentos com sede em São Paulo e no Rio.

FONTE: CARTA CAPITAL

Noticias Relecionadas

Luis Zubeldía pede demissão do São Paulo após derrota no Brasileirão

Técnico argentino não resistiu à pressão e decidiu deixar o comando do Tricolor Luis Zubeldía não é mais técnico do

Luizinho Lopes pede calma após derrota na reestreia pelo Vila Nova

Treinador terá nove dias para ajustar o time antes do próximo jogo contra o Amazonas Luizinho Lopes voltou ao comando

Governo de Goiás abre inscrições para casas a custo zero em Itapaci e Simolândia

Famílias em situação de vulnerabilidade podem se inscrever até o dia 15 de julho. O Governo de Goiás abriu

‘Chaves’ e ‘Chapolin’ chegam ao streaming e prometem emocionar fãs

Séries criadas por Roberto Gómez Bolaños ganham mais de 500 episódios no Prime Video ainda em 2025 Os fãs de

Comurg finaliza apuração preliminar de acordos extrajudiciais de gestões passadas e encaminha informações ao MP e Polícia Civil

Corregedoria do órgão encontrou indícios de ilicitude em apurações já concluídas dos 34 processos em andamento; empregados são suspeitos de

Mulher morre após carro capotar na GO-210, próximo a Goiandira

Vítima foi arremessada do veículo e não resistiu aos ferimentos Uma mulher de 30 anos morreu após um grave acidente

Ex-participante de reality show é condenada a 14 anos de prisão por tráfico internacional de drogas

Magdalena Sadlo ajudava a transportar cocaína para um cartel do Oriente Médio e foi considerada peça-chave na organização criminosa Magdalena

Diarista é presa por furtar mais de R$ 500 mil de patrões em Goiânia

Funcionária confessou à polícia que desviava joias e dinheiro há meses para sustentar vício em jogos online A Polícia Civil

Polícia busca por comerciante suspeito de matar jovem e jogar corpo a cães na Zona Norte do Rio

Marcelle Júlia, de 18 anos, foi assassinada e teve o corpo mutilado; comerciante chinês está foragido A Delegacia de Homicídios

Pix Automático começa a funcionar nesta segunda e promete substituir boletos e débito automático

Nova função do Banco Central visa facilitar pagamentos recorrentes para consumidores e pequenas empresas O Pix automático passa a ser

Prefeitura inicia pavimentação asfáltica na Avenida das Orquídeas, Residencial Morumbi

Obra aguardada há mais de dez anos marca o início da pavimentação de todo o bairro A Prefeitura de Senador

Resumo de Vale Tudo: Veja o que acontece nos capítulos de 16 a 21 de junho

Capítulos da novela das nove prometem conflitos familiares, traições e decisões difíceis; confira o resumo completo A semana de Vale