Rokubet

STF considera obrigatória implementação do juiz das garantias

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Tribunal fixou prazo de 12 meses, prorrogáveis por mais 12, para que os estados, o Distrito Federal e a União definam o formato em suas respectivas esferas.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (23), que a alteração no Código de Processo Penal (CPP) que instituiu o juiz das garantias é constitucional. Ficou estabelecido que a regra é de aplicação obrigatória, mas cabe aos estados, o Distrito Federal e a União definir o formato em suas respectivas esferas.

Prazo

A decisão, em quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 6298, 6299, 6300 e 6305), dá prazo de 12 meses, prorrogáveis por outros 12, para que leis e regulamentos dos tribunais sejam alterados para permitir a implementação do novo sistema a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prazo começa a contar a partir da publicação da ata do julgamento.

Norma de processo penal

Para o colegiado, as regras, introduzidas pelo Pacote Anticrime (Lei 13964/2019), são uma opção legítima do Congresso Nacional visando assegurar a imparcialidade no sistema de persecução penal. O entendimento foi de que, como a norma é de processo penal, não há violação do poder de auto-organização dos tribunais, pois apenas a União tem competência para propor leis sobre o tema.

Competência até a denúncia

De acordo com as novas regras, o juiz das garantias deverá atuar apenas na fase do inquérito policial e será responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos individuais dos investigados. A partir do oferecimento da denúncia, a competência passa a ser do juiz da instrução.

Áreas de atuação

Também houve consenso no sentido de que o juiz das garantias não atuará nos casos de competência do Tribunal do Júri e de violência doméstica. Contudo, deverá atuar nos processos criminais no âmbito da Justiça Eleitoral.

Imprensa

Também foi mantida a regra que proíbe as autoridades penais de fazer acordos com órgãos de imprensa para divulgar operações. Nesse ponto, o colegiado considerou que a divulgação de informações sobre prisões e sobre a identidade do preso pelas autoridades policiais, pelo Ministério Público e pelo Judiciário deve seguir as normas constitucionais para assegurar a efetividade da persecução penal, o direito à informação e a dignidade da pessoa.

Critérios objetivos

O Tribunal também entendeu que a investidura do juiz das garantias deve seguir as normas de organização judiciária de cada esfera da Justiça, observando critérios objetivos a serem periodicamente divulgados pelos tribunais.

Direito penal sério

Primeiro a votar nesta tarde, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que a opção pelo juiz das garantias foi uma decisão legítima do Congresso Nacional e destacou a necessidade de que o país tenha um direito penal sério e moderado. Segundo o ministro, o sistema atual é duríssimo com os pobres e “extremamente manso com a criminalidade dos ricos, do colarinho branco, inclusive com a apropriação privada do Estado”.

Aperfeiçoamento

No mesmo sentido, a ministra Cármen Lúcia considera que a escolha do Legislativo, embora não vá resolver todos os problemas do sistema de persecução penal, é benéfica, pois busca uma solução para seu aperfeiçoamento.

Integridade do sistema de justiça

Para o ministro Gilmar Mendes, a criação do juiz das garantias foi uma das manifestações da classe política em defesa da democracia brasileira, ao assegurar mecanismos de imparcialidade do magistrado criminal e favorecer a paridade de armas, a presunção de inocência e o controle da legalidade dos atos investigativos invasivos. Ele entende que essa sistemática contribui para maior integridade do sistema de justiça.

Imparcialidade

A ministra Rosa Weber, presidente do STF, afirmou que o direito ao juiz imparcial é uma garantia prevista na Constituição Federal e em convenções internacionais das quais o Brasil é signatário. Segundo a presidente, a obrigação do Estado passa pela criação de normas para inibir a atuação do magistrado em situações que comprometam ou aparentem comprometer sua imparcialidade.

Em razão do grande número de dispositivos legais examinados, o resultado do julgamento será proclamado no início da sessão desta quinta-feira (24).

Noticias Relecionadas

Projeto da Saneago reduz obstruções na rede de esgoto e agiliza serviços

Com redução de 30% nas ocorrências e tempo de resposta 3 vezes menor, iniciativa em Ceres melhora rotina da população

Crime por ciúmes termina em tragédia: Casal é assassinado dentro de casa no RS

Ex-namorado da jovem invadiu a residência durante a madrugada e esfaqueou as vítimas após publicação nas redes sociais Na cidade

Última madrugada do Top 4 no BBB 25 tem desabafos, memórias marcantes e até desejo de paternidade

Participantes relembram momentos intensos da temporada, falam sobre fé, família e se emocionam com homenagens e videoclipes; Lady Gaga, Juliette

Justiça mantém prisão de João Neto, influenciador acusado de agredir namorada em Maceió

Imagens de câmeras de segurança mostram momento da agressão; pedido de habeas corpus foi negado neste sábado (19) O Tribunal

Esposa de Bruno Henrique abandona grupo de primeiras-damas do Flamengo e apaga redes após indiciamento do jogador

Gisellen Ramalho, casada com o camisa 27 do Rubro-Negro, renuncia ao cargo de liderança entre as esposas dos atletas e

Power Couple retorna com dinâmicas ao vivo aos domingos e estreia casal de apresentadores

Nova temporada do reality da Record terá exibições diárias, com participação dos eliminados em programa ao vivo semanal O reality

Tragédia doméstica: Bebê morre ao tentar socorrer mãe que levava choque elétrico

Bebê de 1 ano abraçou as pernas da mãe durante descarga elétrica causada por geladeira; caso aconteceu na Bahia Um

Bolsonaro tem pico de pressão durante recuperação pós-cirúrgica

Ex-presidente continua sob observação na UTI após intervenção abdominal; quadro é estável, mas sem previsão de alta Jair Bolsonaro, ex-presidente

Hugol renova certificação de excelência em saúde

No mês de março, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade do Governo de Goiás,

Papa Francisco faz aparição simbólica na Páscoa após ausências na Semana Santa

Mesmo em recuperação de problemas de saúde, pontífice surge na sacada da Basílica de São Pedro e saúda fiéis reunidos

Grêmio e Inter empatam Gre-Nal 447 com direito a pênalti e polêmicas na Arena

Jogo foi marcado por intensidade, expulsão e interferência do VAR; Tricolor sai na frente, mas Colorado busca o empate Grêmio

Recém-nascido é achado gravemente ferido em terreno abandonado no interior de MG

Polícia investiga abandono de bebê atacado por animais em Angelândia; criança está internada em estado crítico Um caso chocante mobilizou