Rokubet

Luís Roberto Barroso toma posse nesta semana na presidência do Supremo Tribunal Federal

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

O ministro Luís Roberto Barroso toma posse nesta quinta-feira (28) como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Em agosto deste ano, Barroso foi eleito para o cargo, para um mandato de dois anos. Assumirá a vice-presidência do tribunal o ministro Edson Fachin.

Barroso sucederá à ministra Rosa Weber, que estava no cargo desde 12 de setembro do ano passado. Com a aposentadoria compulsória, a ministra deixou o posto e a cadeira na Corte.

A sucessão no comando do STF segue a ordem da antiguidade, de forma que o vice-presidente é o provável sucessor de quem ocupa o cargo atualmente.

Barroso, 65 anos, assumiu uma vaga no Supremo Tribunal Federal em 2013, indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Barroso é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal
Foto divulgação/Barroso é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal

O ministro é natural de Vassouras (RJ). É doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de direito constitucional na mesma universidade. Fez mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Trabalhou, ainda, como professor visitante nas Universidades de Poitiers (França), de Breslávia (Polônia) e de Brasília (UnB).

Barroso também é autor de diversos livros sobre direito constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior. O ministro, que fez carreira na advocacia, também já foi procurador do Estado do Rio de Janeiro.

Ainda como advogado, Barroso teve atuação em casos importantes do Supremo, como a liberação de pesquisas com células-tronco embrionárias, a proibição do nepotismo no poder judiciário, a defesa do reconhecimento das uniões homoafetivas e o direito de a gestante interromper a gravidez em caso de feto anencéfalo

Ao longo de dez anos no STF, o ministro foi relator de processos de grande repercussão. Entre eles, a análise de recursos do mensalão, a ação que trata da invasão e fixou restrições para acesso de terras indígenas, a que suspendeu despejos e desocupações em áreas urbanas e rurais em razão da Covid-19 e a manutenção das regras da Reforma da Previdência de 2019 e das normas que disciplinam a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido nas operações interestaduais destinadas a consumidor final não contribuinte do tributário.

Pela primeira vez na história do STF, Barroso ainda foi autor de um voto conjunto com o ministro Gilmar Mendes que restabeleceu o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, mas ressaltou que os valores devem ser pagos por estados, municípios e autarquias somente nos limites dos recursos repassados pela União. Já no caso dos profissionais da iniciativa privada, o ministro previu a possibilidade de negociação coletiva.

O Supremo ainda vai analisar recursos à decisão sobre o piso salarial da enfermagem, apresentados pelo Senado e por entidades ligadas ao setor. Os ministros também ainda vão analisar o mérito da ação.

Foi a partir de votos do ministro que o plenário do Supremo que fixou regra de transição para adaptação de empreendimentos anteriores à Lei de Crimes Ambientais e derrubou lei de Roraima que proibia a destruição de bens apreendidos em operações ambientais.

Vice-presidência

O comando do Supremo terá na vice-presidência o ministro Edson Fachin, 65 anos.

Foto divulgação/ STF

Nascido em Rondinha (RS), Fachin é graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atualmente dá aulas direito civil.

O ministro é doutor em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem pós-doutorado no Canadá e é autor de diversos livros e artigos publicados.

Tomou posse como ministro do Supremo em junho de 2015, indicado pela então presidente Dilma Rousseff. Na Suprema Corte, é o relator de processos relativos à Lava Jato e de temas com repercussão social, como a chamada “ADPF das Favelas”, que restringiu operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro no período da pandemia.

No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), passou a integrante titular em agosto de 2018. Em maio de 2022, assumiu a presidência da Corte Eleitoral, sucedendo o ministro Luís Roberto Barroso. Atuou no tribunal até agosto de 2022, quando deixou o cargo para a posse do ministro Alexandre de Moraes.

Por: Fala Canedo (FC)

Noticias Relecionadas

Vaticano pode definir primeiro papa negro após morte do papa Francisco; entenda

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação O mundo “parou” com a morte do Papa Francisco, na manhã desta segunda-feira (21).

Policarpo decreta luto de 7 dias na Câmara de Goiânia pela morte do Papa Francisco

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD), decretou nesta segunda-feira (21/4) luto oficial de sete dias

Taís Araújo vem defendendo Bella Campos após tensão com Cauã Reymond em “Vale Tudo”, diz jornalista

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação/Globo Os bastidores das gravações de “Vale Tudo” seguem fervendo. Nas últimas semanas, os atores

Vaticano responde sobre a causa da morte do Papa Francisco

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação/Vantican News Maior líder da Igreja Católica, o papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira

Papa Francisco: Primeiro pontífice da América do Sul

Primeiro pontífice latino-americano e jesuíta, Jorge Mario Bergoglio desafiou os limites da saúde para seguir sua missão Francisco entrou para

Final do BBB 25: Guilherme, João Pedro e Renata disputam preferência do público

Reality chega à última etapa com três finalistas de trajetórias distintas; campeão será revelado nesta terça-feira (22) A grande final

Primeira parcela do 13º do INSS será paga a partir desta semana; veja como consultar

Mais de 34 milhões de aposentados e pensionistas começam a receber o valor antecipado a partir do dia 24; benefício

Papa Francisco morre aos 88 anos e deixa legado de fé e inclusão

Primeiro pontífice latino-americano, líder da Igreja enfrentava graves problemas de saúde e faleceu nesta segunda-feira (21), no Vaticano O Vaticano

Vitória Strada se despede do BBB 25 e está fora da final

Com 54,52% dos votos para sair, atriz deixa o reality no último paredão da temporada A trajetória de Vitória Strada

Cauã Reymond e Bella Campos são substituídos em gravação de ‘Vale Tudo’ após polêmica

Globo mantém gravações com uso de dublês enquanto futuro dos atores na novela permanece incerto As gravações da novela Vale

Palmeiras vence o Fortaleza com pênalti defendido por Weverton no fim e reassume a liderança do Brasileirão

Time paulista engata a sexta vitória consecutiva na temporada e volta ao topo da tabela; Deyverson marca para o Leão,

Coelho bate Goiás na Arena Independência e assume vice-liderança da Série B”

Gol de pênalti de Miguelito garante vitória do Coelho na Arena Independência; equipe mineira mantém invencibilidade em casa O feriado