A agenda Internacional com viagens ao Oriente Médio e Alemanha. O embarque está marcado para a tarde desta segunda. Serão as primeiras viagens do presidente desde a cirurgia no quadril em setembro. As agendas internacionais começam nesta segunda-feira, 27. Serão as primeiras viagens do petista desde a cirurgia realizada em setembro. No roteiro, pelo menos quatro países: Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes e Alemanha. O principal compromisso é a participação na conferência do clima das Nações Unidas ONU a 28 pesos.
Já na terça, Lula tem uma audiência com o príncipe velho do reino saudita, o Hamid Bin Salman, MBS. O líder saudita mesmo presenteou, em 2021, o então presidente Jair Bolsonaro, (PL) com joias milionárias. As peças, avaliadas em cinco milhões de reais, foram trazidas ilegalmente ao Brasil. O caso é investigado pela Polícia Federal.
Em junho, durante um jantar em Paris, o petista passou uma noite que teria com o príncipe, conhecido por usar medidas violentas para acalmar seus opositores, inclusive no exterior do país.
Também estão previstos dois eventos empresariais. Um da Embraer e outro da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos APES Brasil. Na quinta-vinte e nove, uma agenda Já em Doha, no Qatar, onde o presidente deve participar de fóruns com empresários. Está em reunião com ele. Vinte e oito pesos colombianos em Dubai.
Na sexta-um, Lula participa da vigésima oitava edição da Conferência do Clima, na CELP, que será realizada em Dubai, dos Emirados Árabes. Em dois mil e vinte e cinco, o Brasil deve receber a trinta pesos colombianos, que será realizada em Telempa. O evento tem como foco a preservação ambiental e a transição energética. Essa transição energética se apresenta para o Brasil como uma oportunidade que nós não tivemos no século XX.
“Tivemos no século XX uma possibilidade de mostrarmos ao mundo que, para quem quiser utilizar a energia verde para produzir aquilo que é necessário na humanidade, o Brasil é o corpo seguro”, disse se lula na última quinta-feira, vinte e três.
Segundo o Palácio do Itamaraty, o governo brasileiro trabalha para apresentar, na vinte e oito pesos colombianos, um novo mecanismo de captação de recursos para financiar a preservação em países com florestas, além de propor uma meta mais ambiciosa de redução da emissão de gases de efeito estufa. Atualmente, a meta se compromete com um corte de cinquenta por cento das emissões até dois mil e trinta.
Alemanha: Encerrada a viagem nos Emirados, Lula embarca para Berlim, na Alemanha. No dia três de dezembro, ele deve se reunir com o chanceler Olaf Scholz. No dia seguinte, ele deve se encontrar com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steiner, e ter reuniões de trabalho com Scholz. Na ocasião, os dois países podem assinar acordos em áreas como preservação ambiental, potência do clima, teleonomia, agricultura, ciência e tecnologia.
Texto: Tatiane Braz
Foto: Divulgação/Agência Brasil
Fonte: CNN BRASIL