Seminário Estadual Orfandade e Direitos discute situação de crianças e adolescentes em orfandade no Brasil e em Goiás

@falacanedo/Instagram

Por: Redação/portalfalacanedo.com.br

Foto: Divulgação: CRP


O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região – CRP-09, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a Coalizão Nacional Orfandade e Direitos e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizarão no 18 de abril, das 8h às 17 horas, Auditório 2 da Alego, o Seminário Estadual Orfandade e Direitos.

Segundo dados do mapeamento da situação de crianças e adolescentes em orfandade no Brasil, realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN BRASIL), o estado de Goiás ocupa o 2º (segundo) lugar no Brasil em números absolutos de crianças e adolescentes órfãos.

Além disso, outros estados da federação já estão se mobilizando no sentido de criar leis estaduais de proteção às crianças e adolescentes em situação de orfandade.

O evento terá como objetivo discutir orfandade e buscará chamar a atenção da sociedade para a importância do envolvimento dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e das sociedades representativas de classe para a atual condição de crianças e adolescentes que perderam os pais e passaram a ser cuidadas(os) por outros familiares ou terceiros por vários motivos.

A conselheira Luciana Amorim de Santana Mota, presidente da Comissão Especial de Psicologia na Assistência Social do CRP09, explica que o Seminário pretende mobilizar a sociedade para a importância do envolvimento dos três poderes e das sociedades representativas de classe para a atual condição de crianças e adolescentes em situação de orfandade.

“Buscamos mudanças na legislação e discutir propostas para que tenhamos leis e políticas públicas em todo o Brasil capazes de defender e proteger crianças e adolescentes órfãs”, destacou.

Luciana Mota diz que espera uma participação efetiva de todas(os) para incentivar a discussão do tema orfandade e alertar a sociedade para os desafios para enfrentar esta realidade. “A proposta é debater a orfandade, esclarecer dúvidas e apresentar orientações em relação às intervenções e apoios necessários para essa parcela da população e também que conheça seus direitos e saibam a quem recorrer”, completou.

São parceiros do CRP09 no evento a Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Goiás (ACETEGO), o TJGO, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS-GO), o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Goiás (Coegemas-GO), ARPEN GO, o Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região (CRESS-GO), a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), o Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua (MNMMR), a Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-GO).

Inscrições:

https://crp09.org.br/seminario/index.php/inscricao-oficial

SERVIÇO
O quê? Seminário Estadual Orfandade e Direitos

Quando? 18 de abril, entre 8h e 17h

Onde? Auditório 2 da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Endereço? Avenida Emival Bueno, Quadra G – Lote 01 – Park Lozandes, Goiânia – GO

Contato? Renato Rodrigues – Assessoria de Comunicação do CRP09 – (62) 9-9110-5333

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *