Mensagem em rede nacional reforçou compromisso com democracia e metas fiscais após cirurgia no cérebro.
No tradicional pronunciamento de Natal, exibido nesta segunda-feira (23) em rede nacional de rádio e TV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou o fortalecimento da economia brasileira e agradeceu pelas orações recebidas após sua recente cirurgia para drenar um hematoma no cérebro.
“Ainda temos enormes desafios pela frente. Mas o Brasil tem hoje uma economia forte, que continua a crescer. Um governo eficiente, que investe onde é mais importante: na qualidade de vida da população brasileira”, afirmou o presidente.
O pronunciamento ocorre dias após a aprovação, pelo Congresso, de um pacote de medidas fiscais para conter gastos públicos e atingir a meta fiscal. Embora elogiadas pelo governo, as decisões geraram impacto no mercado, com um aumento recorde no dólar.
Lula também reforçou a importância da harmonia entre os Três Poderes e da defesa da democracia, alinhando o discurso a mensagens de união e solidariedade típicas do período natalino.
Cirurgia e agradecimento
O presidente aproveitou o momento para agradecer o apoio recebido após sua cirurgia na semana anterior. A intervenção foi necessária após um acidente doméstico em outubro, quando Lula sofreu uma queda e bateu a cabeça.
“Quero agradecer as orações e as mensagens de carinho que recebi durante a emergência médica. Graças a essa corrente de solidariedade, estou ainda mais firme e mais forte para continuar fazendo o Brasil dar certo”, disse.
Mensagem de Natal
No encerramento, Lula trouxe reflexões inspiradas nos ensinamentos de Jesus Cristo, conclamando os brasileiros à prática da compaixão e do respeito.
“Meu desejo é que esses ensinamentos estejam presentes, não apenas no Natal, mas em todos os dias de nossas vidas. Que irmão se reconcilie com irmão. Que as famílias possam celebrar em comunhão”, declarou.
O pronunciamento foi dirigido por Sidônio Palmeira, publicitário cotado para assumir a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom