Prefeito faz apelo por doações após deslizamentos e tragédia causada por fortes chuvas
Os intensos temporais que atingem Ipatinga, em Minas Gerais, provocaram deslizamentos de terra, resultando na morte de ao menos nove pessoas, incluindo duas crianças. Além disso, uma pessoa permanece desaparecida e outra ficou ferida. A Defesa Civil informou que cerca de 150 pessoas estão desalojadas, recebendo assistência em escolas da região e no estádio Ipatingão, que se tornou abrigo temporário.
O prefeito Gustavo Nunes (PL) declarou situação de emergência no município e pediu ajuda da população com doações de água mineral, alimentos, colchões, lonas e itens de higiene e limpeza. As doações estão sendo recebidas no estádio Ipatingão, localizado na Avenida Roberto Burle Marx, 1.100.
De acordo com a prefeitura, o solo da cidade está extremamente encharcado devido às chuvas contínuas nas últimas semanas. Na região do bairro Betânia, 204 mm de chuva foram registrados em uma única madrugada, agravando os riscos de deslizamento.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou que visitará as áreas afetadas, enquanto cerca de 80 detentos auxiliarão as equipes de resgate. Em coletiva de imprensa, o prefeito alertou:
“Gostaria de solicitar à população que não permaneçam em locais de risco. Não tínhamos essa previsão. Foi algo que pegou todos de surpresa.”
A previsão meteorológica indica que as chuvas devem continuar, com volumes de até 40 mm até a manhã desta segunda-feira (13/1). A comunidade local segue mobilizada para auxiliar as vítimas, enquanto equipes trabalham para desobstruir vias e evitar novos desastres.
Por:Redação
Foto:Divulgação