Pontífice de 88 anos enfrenta infecção respiratória complexa e segue internado em Roma
O Vaticano informou nesta terça-feira, 18, que o Papa Francisco, 88, foi diagnosticado com pneumonia bilateral, afetando ambos os pulmões. Segundo boletim médico, o quadro de saúde do pontífice permanece “complexo”, exigindo acompanhamento rigoroso e terapia farmacológica.
A infecção respiratória teve início na semana passada, levando Francisco a ser internado em um hospital de Roma na última sexta-feira, 14. O Vaticano afirmou que exames laboratoriais e uma tomografia confirmaram a pneumonia, mas ressaltou que o Papa segue “bem disposto” e continua exercendo algumas de suas funções mesmo durante o tratamento.
Devido ao estado de saúde do pontífice, a Santa Sé cancelou sua agenda dos próximos dias, incluindo a audiência jubilar do próximo sábado, 22, e a missa de domingo, 23. Apesar da gravidade do quadro, fontes do Vaticano asseguraram que Francisco não precisou ser entubado.
Francisco tem histórico de problemas respiratórios. Na juventude, foi diagnosticado com pleurisia, o que levou à remoção de parte de um pulmão. Essa condição o torna mais suscetível a infecções pulmonares, exigindo cuidados redobrados.
Mesmo hospitalizado, o Papa continua exercendo atividades administrativas. Nesta terça-feira, aprovou a renúncia do bispo canadense Jean-Pierre Blais, 75, e nomeou o reverendo Pierre Charland como seu sucessor na diocese do Québec.
A evolução do quadro clínico de Francisco segue sendo monitorada de perto pela equipe médica do hospital romano, e novas atualizações devem ser divulgadas nos próximos .
Por: Manoel Messias
Foto: Reuters