Rokubet

Fumaça preta indica impasse no segundo dia do Conclave no Vaticano

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Cardeais ainda não chegam a um consenso sobre novo papa; votações continuam nesta quinta-feira

A Capela Sistina voltou a emitir fumaça preta na manhã desta quinta-feira (8), às 6h50 no horário de Brasília, sinalizando que a Igreja Católica ainda não escolheu seu novo líder. Com isso, o Conclave segue em andamento no segundo dia de votações, sem que nenhum dos cardeais tenha atingido os dois terços necessários — ou 89 votos — para ser eleito pontífice.

A eleição do novo papa começou na quarta-feira (7), com a expectativa de que o processo seja concluído rapidamente, como ocorreu nos últimos conclaves. A média de duração das últimas dez eleições papais é de pouco mais de três dias, e tanto o Papa Francisco quanto Bento XVI foram escolhidos em apenas dois dias de deliberação.

Segundo o protocolo do Vaticano, até quatro votações podem ocorrer por dia: duas pela manhã e duas à tarde. No entanto, a fumaça — branca ou preta — só é liberada após o encerramento de cada turno. Uma exceção ocorre quando há eleição: a fumaça branca é emitida imediatamente após a aceitação do cargo pelo novo papa, independentemente do momento.

O sistema de votação é secreto. Cada cardeal deposita seu voto em uma urna, e os papéis são queimados após a contagem. Se o resultado não for conclusivo, um composto químico é usado para produzir a fumaça preta. Já a fumaça branca, quando surgir, anunciará ao mundo o fim da espera: “Habemus Papam”.

Por enquanto, os olhares seguem voltados para a chaminé da Capela Sistina e para os próximos turnos de votação, com a expectativa de que a decisão possa ser tomada ainda nesta quinta-feira. Enquanto isso, fiéis e jornalistas de todo o mundo se reúnem na Praça de São Pedro, aguardando o momento histórico.


Por: Lucas Reis
Foto: Reprodução/Vaticano news

Noticias Relecionadas

Daniel Vilela visita centro que é referência em educação tecnológica, em São Paulo

Em visita institucional realizada nesta quarta-feira (07/05), o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, esteve no Centro Paula Souza (CPS), em

Homem é preso por estuprar menina de 3 anos durante churrasco em Anápolis

Suspeito estava foragido e chegou a debochar da família da vítima antes de ser encontrado em área rural Leandro Moura

Banco Central eleva Selic para 14,75%, maior nível desde 2006

Comitê justifica decisão por incertezas no cenário internacional e pressão inflacionária acima da meta O Comitê de Política Monetária (Copom)

Caiado apresenta obra de arte comemorativa aos 300 anos da cidade de Goiás

Peça criada pelo artista plástico Siron Franco celebra o patrimônio histórico da primeira capital goiana com elementos naturais do Cerrado.

Flamengo tropeça na Argentina e se complica na Libertadores

Rubro-Negro sai na frente com Arrascaeta, mas cede empate ao Central Córdoba e precisa vencer os dois últimos jogos O

Zé Felipe recusa vasectomia por temer separação: “E se eu quiser ter filhos com outra?”

Cantor prefere não fazer o procedimento definitivo, segundo Virgínia, por imaginar possibilidade de um novo relacionamento no futuro Durante a

Gilmar Mendes ordena apuração de possível falsificação em acordo que garantiu Ednaldo na CBF

Ministro do STF determina investigação urgente sobre assinatura atribuída ao ex-presidente Coronel Nunes e mantém Ednaldo Rodrigues no cargo O

Caiado ressalta papel da Defensoria Pública como guardiã dos princípios da cidadania

Durante evento em homenagem aos defensores públicos, no Palácio das Esmeraldas, governador destacou parceria que contribuiu para tornar a gestão

Inter de Milão e PSG decidem Champions League 2025 em final histórica na Alemanha

Confronto entre italianos e franceses será no dia 31 de maio, na Allianz Arena, em Munique, com transmissão ao vivo

Cancelamento de concurso de miss em Goiás gera denúncia por golpe e prejuízo de R$ 100 mil

Participantes afirmam que investiram em taxas, roupas e estética para reality que não aconteceu; Polícia Civil investiga suspeita de estelionato.

Bolsonaro ignora recomendações médicas e participa de ato pró-anistia em Brasília

Ex-presidente havia recebido alta hospitalar há apenas três dias após cirurgia no intestino O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contrariou orientações

Jovem desaparece após pane em carro a caminho do trabalho na Grande Goiânia

Gisele Heloísa, de 29 anos, sumiu após informar ao marido que deixaria o veículo e seguiria de mototáxi até o