Com a participação do vice-governador Daniel Vilela, evento reúne mais de mil gestores para debater licenciamento, mudanças climáticas e gestão de resíduos sólidos
O Governo de Goiás deu início, nesta segunda-feira (24/02), ao 1º Congresso de Gestão Ambiental Municipal, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O evento, realizado no Atlanta Music Hall, em Aparecida de Goiânia, reuniu mais de mil participantes, entre prefeitos, gestores e secretários ambientais dos 246 municípios goianos. Durante a abertura, o vice-governador Daniel Vilela destacou a importância do alinhamento entre Estado e municípios para a prática de políticas sustentáveis.
“Nestes próximos três dias, teremos muitas discussões e troca de informações relevantes, com técnicos e pessoas experientes preparadas para oferecer todas as condições de implementar legislações e decisões ambientais, que estejam niveladas com as políticas de governança do nosso Estado”, afirmou Daniel. O congresso busca fortalecer a atuação conjunta entre governo estadual e prefeituras, especialmente diante da transição de administrações municipais em 2025.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, ressaltou a importância do diálogo entre as gestões. “Entendemos neste início de gestão que é importante trazer prefeitos e gestores e, assim, pensarmos juntos o desenvolvimento do Estado de Goiás com bom senso e responsabilidade”, disse. Além da cooperação entre as esferas de governo, ela também alertou para os desafios climáticos e a necessidade de gestão eficiente de resíduos sólidos. “O evento visa garantir que todos possamos criar exemplo para o Brasil na gestão pública do meio ambiente”, acrescentou.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, “é extremamente importante o alinhamento com gestores, bem como a harmonia entre o meio urbano e rural”. Já o prefeito de Hidrolândia e presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), José Délio, destacou a postura do governador Ronaldo Caiado em cuidar da questão ambiental. “A gestão do governador vai ao encontro dos anseios dos municípios, aliando capacidade técnica para tratar dos assuntos. É um governo que se preocupa com meio ambiente e, ao mesmo tempo, não trava o desenvolvimento do estado”.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, pontuou a relevância da cooperação entre gestores. “A intenção é trocar experiências, ideias e trabalhar em conjunto”, disse. Ele também mencionou iniciativas sustentáveis na capital, como projetos de reciclagem de pneus e um plano para atingir a meta de “lixo zero”, eliminando a necessidade de aterros sanitários. O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, também celebrou a realização do evento em sua cidade. “Aparecida se sente honrada em poder sediar esse congresso, que objetiva trazer qualidade de vida para a nossa população, ao cuidar de um tema tão importante”.
Com programação gratuita e quatro vagas destinadas a cada município, o congresso segue até quarta-feira (26/2), abordando temas como fiscalização e licenciamento ambiental, gestão de recursos hídricos e impactos das mudanças climáticas no âmbito local. A iniciativa reforça o compromisso de Goiás com o desenvolvimento sustentável e a governança ambiental de forma integrada e responsável.
Por: Redação
Foto: Jota Eurípedes