Ex-jogador fica livre de acusações após tribunal anular sentença anterior
O ex-jogador brasileiro Daniel Alves foi absolvido pela Justiça da Espanha nesta sexta-feira (28), após o Tribunal Superior da Catalunha decidir anular sua condenação por estupro. A decisão foi unânime e revoga a sentença que o condenava a 4 anos e 6 meses de prisão por um caso ocorrido em 2022, em uma discoteca de Barcelona.
Alves foi preso preventivamente em janeiro de 2023 e permaneceu mais de um ano detido até conseguir liberdade provisória mediante pagamento de 1 milhão de euros de fiança. A anulação da pena significa que ele não precisa cumprir os mais de dois anos restantes de reclusão e está totalmente livre de acusações na Justiça espanhola.
Os juízes justificaram a decisão alegando falta de credibilidade no depoimento da vítima, apontando contradições entre o relato e as evidências registradas em vídeo. A Promotoria de Barcelona ainda tentou aumentar a pena para 9 anos, enquanto a acusação particular pedia 12 anos de reclusão, mas ambos os pedidos foram rejeitados.
Até a última atualização desta reportagem, os advogados da suposta vítima ainda não haviam se manifestado sobre o desfecho do caso.
Por: Lucas Reis via g1
Foto: Reprodução/Nacho Doce/ Reuters