Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução/X
Um terremoto de escala 7.5 atingiu o sul do Chile na tarde desta sexta-feira (02/05). De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), os tremores atingiram a Passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártida, estando a uma profundidade de 10 km. Ainda mais, o epicentro estava a 219 km de Ushuaia, na Argentina, e 438 de Punta Arenas, no Chile.
Devido ao impacto do terremoto, as autoridades emitiram um alerta de tsunami, que acabou sendo reduzido para um “estado de precaução”, recomendando o afastamento de locais litorâneos. A zona que mais causa preocupação é a área costeira de Magalhães, no extremo sul do país. Segundo o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile, o local vem sendo desocupado.
Em seu perfil na rede social X, o presidente chileno, Gabriel Boric, fez um apelo: “Estamos pedindo a evacuação da costa em toda a região de Magallanes”. Ainda mais, Boric destacou que os recursos do governo estão sendo enviados para lidar com os impactos. Até o momento, não houve relatos de danos estruturais ou feridos. No mais, as autoridades estão monitorando o risco associado ao nível do mar.
Chile-Argentina | Terremoto de 7,5 atinge o sul do Chile e gera alerta.
Um forte terremoto de magnitude 7,5 foi registrado no extremo sul do Chile, a 305 km de Puerto Williams. Autoridades emitiram alerta de tsunami, depois reduzido para precaução, recomendando afastamento… https://t.co/8Pl4FOroMb pic.twitter.com/Jc3azetwJu
— Dennys Deeh (@DennysDeeh_) May 2, 2025