A música dos Beatles em que John Lennon se sentiu ‘psicologicamente destruído’

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Embora admirasse a letra, Lennon rejeitou a versão final de “Across The Universe” e criticou a gravação feita para o álbum Let It Be

John Lennon, um dos maiores ícones do rock e autor de clássicos como “Help!” e “All You Need Is Love”, revelou ao longo de sua trajetória que nem todas as suas composições favoritas foram bem recebidas por ele mesmo. Um dos casos mais emblemáticos é o de “Across The Universe”, escrita em 1968 e lançada no álbum Let It Be (1970).

Apesar de reconhecer a qualidade da letra, Lennon classificou a gravação da música como “péssima” e se mostrou profundamente decepcionado com o resultado. Em entrevista registrada no livro All We Are Saying: The Last Major Interview With John Lennon and Yoko Ono (2000), de David Sheff, o artista desabafou:

“Era uma péssima gravação de uma ótima música, e isso me decepcionou muito. Ela nunca foi lançada originalmente como parte dos Beatles; eu a dei para o Fundo de Vida Selvagem do Reino Unido. Depois, quando chamaram o Phil Spector para produzir o Let It Be, ele encontrou a faixa e adicionou overdubs.”

O desgosto de Lennon ia além da gravação: ele associava a sua insatisfação ao seu estado emocional na época, como revelou:

“As guitarras estão desafinadas e eu estou cantando desafinado porque estou psicologicamente destruído, e ninguém está me apoiando ou me ajudando com isso, e a música nunca foi feita da forma correta.”

Lennon também não escondia sua mágoa com Paul McCartney. Segundo ele, havia uma tendência de priorizar as canções de Paul, enquanto as suas, mesmo as mais importantes, eram tratadas com menos cuidado:

“Normalmente, passávamos horas cuidando dos mínimos detalhes das músicas do Paul; mas quando era uma das minhas, especialmente se fosse uma grande música como ‘Strawberry Fields’ ou ‘Across the Universe’, de alguma forma surgia um clima de relaxamento, de casualidade e de experimentação. Sabotagem subconsciente.”

Além de “Across The Universe”, Lennon também tinha ressalvas com outras obras icônicas, como “Strawberry Fields Forever” e “Lucy In The Sky With Diamonds”, que considerava mal gravadas ou mal finalizadas.

Em sua visão, McCartney, mesmo que de forma inconsciente, tentava interferir ou “destruir” algumas de suas criações mais significativas:

“Eu acho que, inconscientemente, às vezes nós — e digo ‘nós’, embora ache que o Paul fazia isso mais do que o resto de nós — meio que tentávamos destruir uma grande música de forma subconsciente.”

Assim, a relação criativa entre Lennon e McCartney, apesar de ter gerado algumas das maiores obras da história da música, também foi marcada por tensões e ressentimentos profundos.


Por: Redação/Via portal Terra
Foto: Don Paulsen / Michael Ochs Archives / Getty Images / Rolling Stone Brasil

Noticias Relecionadas

Caiado critica avanço de facções e alerta para riscos de centralização na segurança pública

Governador defende autonomia dos estados durante audiência na Câmara sobre a PEC da Segurança Pública; debate reúne governadores e parlamentares

Ipasgo Saúde lança mais um 0800 para ampliar atendimento aos beneficiários

O novo canal de atendimento, o 0800 062 1920, já está disponível e será divulgado no site do Ipasgo Saúde,

Polícia Federal investiga jovem suspeita de comercializar material de abuso infantil na internet

Ação faz parte de operações nacionais que buscam identificar e prender envolvidos na produção e divulgação de conteúdo ilegal relacionado

Governo promete reação articulada contra violência política de gênero, afirma ministra

Ao assumir o Ministério das Mulheres, Márcia Lopes defende mobilização nacional após ataques sofridos por Marina Silva e cobra providências

Radialista é assassinado a tiros dentro de rádio no Pará; polícia já identificou suspeito

Luizinho Costa, de 36 anos, foi morto enquanto aguardava para entrar no ar em Abaetetuba; autor fugiu e está sendo

Daniel Vilela leva Goiás à maior vitrine global de governo digital em missão internacional

Vice-governador participa da e-Governance Conference, na Estônia, ao lado de líderes mundiais, e busca soluções inovadoras para modernizar os serviços

Grag Queen está de volta ao comando do Drag Race Brasil

Após o sucesso da primeira temporada, exibida em 2023, Grag Queen se prepara para apresentar o novo ano do reality,

Famoso cantor gospel, Thalles Roberto lança nova música com artista norte-americano

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução/Instagram Artista vencedor do Grammy Latino 2024 na categoria de Álbum de Música Cristã em

Fim do casamento entre Virgínia Fonseca e Zé Felipe tem motivo inusitado revelado por portal

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução/Instagram O Brasil acabou sendo pego de surpresa com uma notícia inesperada na noite da

“Nunca foi homem de pagar”; Cantor gospel Regis Danese cobra dívida de goleiro do Santos

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Raul Baretta/ Santos FC. Uma situação para lá de inusitada chamou a atenção nas redes

De olho em 2026, Daniel Vilela quer manter legado da gestão Caiado

Vice-governador intensifica presença pública e adota discurso alinhado ao legado de Caiado, mirando estabilidade e apoio político para a sucessão.

Polícia Civil cumpre 26 mandados contra facção suspeita de dois homicídios brutais em Goiânia

Grupo é investigado pela morte de Ana Carolina Rudger e João Felipe Silvério; operação ocorreu nesta quarta (28) Uma operação