Trama Mortal: Imigrante Falece em Embarcação Britânica Denominada Prisão Flutuante

Instagram; @falacanedo 

Por: Sidney Araújo

Foto: reprodução/Dorset Live


Na última terça-feira (12), autoridades da polícia de Dorset anunciaram a trágica morte de um solicitante de asilo a bordo da barcaça “Bibby Stockholm”, que se encontra ancorada no porto inglês de Portland, no sudoeste da Inglaterra. A embarcação, conhecida como “prisão flutuante”, está no centro de debates intensos devido às condições precárias de alojamento e segurança para os imigrantes. Esse incidente reforça críticas existentes e levanta sérias questões sobre a prática de utilizar essas barcaças como abrigo para pessoas em busca de asilo.

 

No âmbito da investigação, o ministro do Interior, James Cleverly, assegurou uma “investigação completa” sobre a morte do solicitante de asilo. Detalhes sobre o falecimento ainda são limitados. Cleverly enfatizou que a investigação se concentrará no incidente ocorrido na “Bibby Stockholm”, que tem sido considerada uma alternativa polêmica visando reduzir os custos de acomodação para imigrantes.

Fotos de como seria a Bibby Stockholm por dentro (Foto: reprodução/Dorset Live) Lorena Bueri Fotos de como seria a Bibby Stockholm por dentro (Foto: reprodução/Dorset Live)

Preocupações locais foram previamente expressas por Heather Haddow, coordenadora da associação local Portland Global Friendship, que alertou sobre a possibilidade de tragédias como essa. “É uma preocupação real. Conversamos sobre como apoiar as pessoas para prevenir um suicídio, mas sabíamos que algo assim poderia acontecer”, afirmou Haddow.

 

O contexto político também é de importância significativa, já que o governo britânico enfrenta desafios em sua política de imigração, sendo a proposta de deportação para Ruanda uma das medidas mais controversas. O uso das barcaças, destinadas a reduzir custos de acomodação para solicitantes de asilo, continua sendo alvo de críticas e denúncias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *