Lula: “Em vez de matar fome, mundo gastou US$ 2,24 tri para alimentar máquina de guerra”; assista

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Na abertura da cúpula entre países da América Latina e Caribe e Europa, Lula ainda falou das ameaças à democracia pelo “extremismo político, pela manipulação da informação, pela violência que ataca e silencia”.

Lula em discurso na abertura da cúpula Celac-UE.Créditos: Reprodução/Youtube

Em forte discurso contra a desigualdade na abertura da reunião da terceira reunião de Cúpula Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) – União Europeia (UE), nesta segunda-feira (17) em Bruxelas, na Bélgica, Lula voltou a criticar os organismos internacionais, em especial o Conselho de Segurança da ONU, que segundo o presidente brasileiro “não atende aos atuais desafios à Paz e à Segurança”.

“A guerra na Ucrânia é mais uma confirmação de que o Conselho de Segurança das Nações Unidas não atende aos atuais desafios à Paz e à Segurança. Seus próprios membros não respeitam a Carta da ONU. Em linha com a Carta das Nações Unidas, repudiamos veementemente o uso da força como meio de resolver disputas. O Brasil apoia as iniciativas promovidas por diferentes países e regiões em favor da cessação imediata de hostilidades e de uma paz negociada. Recorrer a sanções e bloqueios sem o amparo do direito internacional serve apenas para penalizar as populações mais vulneráveis”, afirmou, na contra mão dos países europeus que esperavam que o presidente brasileiro condenasse a ação da Rússia no conflito.

“Como se não bastasse, a guerra no coração da Europa veio para aumentar a fome e a desigualdade, ao mesmo que elevou os gastos militares globais. Apenas em 2022, em vez de matar a fome de milhões de seres humanos, o mundo gastou 2,24 trilhões de dólares para alimentar a máquina de guerra, que só causa mortes, destruição e ainda mais fome”, disparou Lula, fazendo a relação entre os dois principais temas de seu discurso.

Economia

O presidente brasileiro falou da longa história e dos laços econômicos e sociais que unem a América Latina e o Caribe à Europa, e enfatizou que “a cooperação entre as duas regiões deve refletir as realidades e prioridades de ambos os lados do Atlântico”.

“Queremos assegurar uma relação comercial justa, sustentável e inclusiva. A conclusão do Acordo MERCOSUL-União Europeia é uma prioridade e deve estar baseada na confiança mútua e não em ameaças”, voltou a alfinetar Lula, sobre cláusulas do acordo propostas pelos europeus que, entre outras, proíbem que os governos do Mercosul privilegiem empresas locais em suas licitações.

“A defesa de valores ambientais, que todos compartilhamos, não pode ser desculpa para o protecionismo. O poder de compra do Estado é uma ferramenta essencial para os investimentos em saúde, educação e inovação. Sua manutenção é condição para industrialização verde que queremos implementar”, emendou.

Democracia

Lula ainda falou das ameaças à democracia pelo “extremismo político, pela manipulação da informação, pela violência que ataca e silencia minorias”.

“Não existe democracia sem respeito à diversidade. Sem que estejam contemplados os direitos de mulheres, negros, indígenas, LGBTQI+, pobres e migrantes. Políticas ativas de inclusão social, digital e educacional são fundamentais para a promoção dos valores democráticos e da defesa do Estado de Direito”, discursou.

O presidente brasileiro também lembrou dos benefícios da “revolução digital”, mas alertou sobre a “precarização do trabalho” – “Aplicativos e plataformas não podem simplesmente abolir as leis trabalhistas pelas quais tanto lutamos” – e dos perigos da falta de regulamentação das redes, que propagam discurso de ódio.

“É urgente regulamentarmos o uso das plataformas para combater ilícitos cibernéticos e a desinformação. O que é crime na vida real, deve ser crime no mundo digital”.

Assista ao discurso abaixo e leia a íntegra aqui.

Loading video
FONTE: FORUM/NOTÍCIAS
Noticias Relecionadas

Janja ironiza bolsonaristas após pergunta a Lula sobre Trump: “Cadê meus vira-latas?”

Assessoria nega crítica à imprensa e afirma que fala foi direcionada a apoiadores de Trump no Brasil Durante um evento

Sandro Mabel se reúne com ministro Alexandre Padilha em busca de recursos para a saúde de Goiânia

Prefeito apresentou projetos, reforçou adesão ao programa Mais Especialistas e pediu apoio para ampliação do Teto MAC. Encontro teve participação

Climão no altar: Fátima leva tapa de Solange no dia do casamento em Vale Tudo

Ex-namorada de Afonso vai ao evento e protagoniza acerto de contas com a vilã O que era para ser o

Edu Guedes relata dor nas costas como primeiro sinal de câncer no pâncreas

Apresentador conta que desconforto foi confundido com dor muscular antes do diagnóstico O chef e apresentador Edu Guedes revelou, em

Mega-Sena sorteia R$ 32 milhões nesta noite; apostas vão até 19h

Concurso 2.886 promete mudar a vida de quem acertar as seis dezenas; transmissão será ao vivo Nesta quinta-feira (27), a

Aposentadoria vira motivo de violência: filha é presa após espancar mãe de 77 anos

Crime aconteceu em Trindade; idosa segue hospitalizada e caso está sob investigação da Polícia Civil Um episódio de violência doméstica

Diplomas universitários em papel deixam de ter validade: agora é tudo digital

Medida do MEC já está em vigor e pretende aumentar a segurança e a praticidade na emissão de certificados acadêmicos

“Máscara vai caindo”: Ex de Gordão da XJ critica flerte com influenciadora e desabafa nas redes

Após término de namoro de três anos, influenciador vira alvo de críticas da ex após vídeo polêmico viralizar online O

Polícia Civil desmonta quadrilha que usava dark web para fraudes bancárias e lavagem de dinheiro

Operação Deep Hunt cumpre 94 mandados em Goiás, DF e RJ; grupo movimentava milhões em criptoativos A Polícia Civil de

MC Mirella lidera ranking de site adulto pelo sexto mês seguido e rebate críticas

Funkeira afirma que sucesso se deve à autenticidade e estratégia. Ela diz que produzir conteúdo adulto representa independência e reforça:

Daniel Vilela: “Nossa infraestrutura vai alavancar o desenvolvimento econômico“

Vice-governador destaca que entrega do contorno viário da GO-330 é um marco de inovação em parcerias público-privadas, que deve servir

Senador Canedo é destaque nacional em políticas LGBTQIA+

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), mostrou mais uma vez