Rokubet

Placar no STF é de 5 a 2 contra marco temporal das terras indígenas

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp
Indígenas assistem julgamento do marco temporal no STF
     Indígenas assistem julgamento do marco temporal no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) chegou nesta quarta-feira (20) a 5 votos para invalidar a aplicação da tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas.

Falta um voto para formar maioria contra a tese, o que seria uma vitória para indígenas, que são contra o marco temporal. O julgamento deverá ser retomado nesta quinta (21).

A tese prevê que só podem ser demarcadas terras que já estavam sendo ocupadas por indígenas no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Esse entendimento deriva de uma interpretação literal do artigo 231 da Constituição, que diz:

  • “São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.”

O julgamento do recurso sobre o caso voltou à pauta do plenário desta quarta-feira (20), a décima sobre o tema. O caso começou a ser deliberado em agosto de 2021.

O voto do ministro Luiz Fux consolidou a corrente que considera que fere a Constituição usar o marco temporal como critério na concessão de áreas aos povos originários.

Votaram nesta linha os ministros:

  • o relator, Edson Fachin
  • Alexandre de Moraes
  • Cristiano Zanin
  • Luís Roberto Barroso
  • Dias Toffoli

Há dois votos no sentido de validar o uso do marco temporal como um requisito objetivo para a concessão das áreas ao uso indígena:

  • do ministro Nunes Marques;
  • do ministro André Mendonça;

Até a conclusão do julgamento, o Supremo deve analisar propostas de tese sobre a questão – sugestões que sintetizam os entendimentos da Corte sobre um tema.

Entre os pontos a serem definidos estão a indenização de não-índígenas que ocupam atualmente áreas dos povos originários e a compensação aos indígenas quando já não for mais possível conceder a área reivindicada.

Uma decisão dos ministros neste caso terá repercussão geral, ou seja, vai ser aplicada em casos semelhantes nas instâncias inferiores do Judiciário. Também vai orientar a demarcação a ser feita pelo Poder Executivo.

A tese do marco temporal estabelece que só pode haver demarcação de terra para comunidades indígenas que ocupavam a área no dia da promulgação da Constituição Federal: 5 de outubro de 1988.

É uma interpretação do artigo 231 da Constituição, que diz: “São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

Indígenas são contra o marco temporal. Afirmam que a posse histórica de uma terra não necessariamente está vinculada ao fato de um povo ter ocupado determinada região em 5 de outubro de 1988.

Isso porque, dizem os indígenas, muitas comunidades são nômades e outras tantas foram retiradas de suas terras pela ditadura militar.

Noticias Relecionadas

Vaticano pode definir primeiro papa negro após morte do papa Francisco; entenda

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação O mundo “parou” com a morte do Papa Francisco, na manhã desta segunda-feira (21).

Policarpo decreta luto de 7 dias na Câmara de Goiânia pela morte do Papa Francisco

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD), decretou nesta segunda-feira (21/4) luto oficial de sete dias

Taís Araújo vem defendendo Bella Campos após tensão com Cauã Reymond em “Vale Tudo”, diz jornalista

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação/Globo Os bastidores das gravações de “Vale Tudo” seguem fervendo. Nas últimas semanas, os atores

Vaticano responde sobre a causa da morte do Papa Francisco

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação/Vantican News Maior líder da Igreja Católica, o papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira

Papa Francisco: Primeiro pontífice da América do Sul

Primeiro pontífice latino-americano e jesuíta, Jorge Mario Bergoglio desafiou os limites da saúde para seguir sua missão Francisco entrou para

Final do BBB 25: Guilherme, João Pedro e Renata disputam preferência do público

Reality chega à última etapa com três finalistas de trajetórias distintas; campeão será revelado nesta terça-feira (22) A grande final

Primeira parcela do 13º do INSS será paga a partir desta semana; veja como consultar

Mais de 34 milhões de aposentados e pensionistas começam a receber o valor antecipado a partir do dia 24; benefício

Papa Francisco morre aos 88 anos e deixa legado de fé e inclusão

Primeiro pontífice latino-americano, líder da Igreja enfrentava graves problemas de saúde e faleceu nesta segunda-feira (21), no Vaticano O Vaticano

Vitória Strada se despede do BBB 25 e está fora da final

Com 54,52% dos votos para sair, atriz deixa o reality no último paredão da temporada A trajetória de Vitória Strada

Cauã Reymond e Bella Campos são substituídos em gravação de ‘Vale Tudo’ após polêmica

Globo mantém gravações com uso de dublês enquanto futuro dos atores na novela permanece incerto As gravações da novela Vale

Palmeiras vence o Fortaleza com pênalti defendido por Weverton no fim e reassume a liderança do Brasileirão

Time paulista engata a sexta vitória consecutiva na temporada e volta ao topo da tabela; Deyverson marca para o Leão,

Coelho bate Goiás na Arena Independência e assume vice-liderança da Série B”

Gol de pênalti de Miguelito garante vitória do Coelho na Arena Independência; equipe mineira mantém invencibilidade em casa O feriado