SAÚDE E BEM ESTAR MERECEM ATENÇÃO

Saúde e bem-estar são dois conceitos distintos que merecem atenção. Estão relacionados, entre outros aspectos, com a ausência de doenças e com a satisfação com a vida.

Saúde envolve o bem-estar físico, mental e social.
Saúde envolve o bem-estar físico, mental e social.

Saúde e bem-estar é um tema bastante complexo e que merece a atenção, pois apresenta relação direta com a qualidade de vida da população. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é, inclusive, o terceiro objetivo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, assinados pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Saúde é um conceito de difícil definição, que varia de acordo com o órgão, com o indivíduo, com o local, com a época e, até mesmo, com a classe social de quem o conceitua. Para muitos, saúde trata-se apenas da ausência de doença, mas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde relaciona-se não apenas com o bem-estar físico, apresentando relação também com o bem-estar mental e social.

Pensando nisso, o governo do estado de Goiás através da Secretaria Estadual de Educação preparou um progra mensal sobre Saúde Mental e Gestão Emocional.

O TRIBUNA DEMOCRTA – FALA CANEDO REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA CONFIRA!

Lives estão sendo transmitidas no formato on-line, via Youtube, e podem ser acessadas por estudantes, servidores e toda a comunidade escolar

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio do Núcleo de Segurança e Saúde do Servidor e do Estudante, promove o 1° ciclo formativo com a temática Saúde Mental e Gestão Emocional para ser trabalhada nas unidades escolares. A ação faz parte do Programa Somos Capazes, da Seduc/GO, e do Programa Saúde nas Escolas (PSE), do Governo Federal.

As formações têm como objetivo informar e capacitar os profissionais da Educação a respeito da construção de ambientes escolares mais saudáveis, buscando promover dinâmicas com reflexões, dicas de prevenções e benefícios à saúde do estudante e do servidor.

Os encontros são realizados mensalmente, no formato on-line, pelo canal do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor) da Seduc/GO, no Youtube. Cada mês contará com uma temática diferente, com palestrantes especialistas no assunto. Podem assistir os articuladores do PSE, gestores escolares, professores, estudantes, coordenadores de turnos e coordenadores pedagógicos.

Serão trabalhados os 13 temas de saúde desenvolvidos pelo programa federal PSE: saúde bucal, ocular, auditiva e ambiental; a promoção da cultura/paz/cidadania/direitos humanos; a verificação vacinal; prevenção de violências e acidentes; promoção da segurança alimentar; prevenção da Covid-19; direito sexual e reprodutivo; práticas corporais; a identificação dos estudantes com possíveis agravos de doenças, e, prevenção do uso de álcool/tabaco e outras drogas.

Primeira formação

Seguindo o cronograma de datas, a primeira live formativa foi realizada na última quinta-feira (30/03). A temática abordada foi “Como desenvolver gestão emocional nas escolas, verificação e atualização da situação vacinal,” e contou com os palestrantes Adalgiza Erse, psicóloga e coordenadora de Atenção ao Estudante da Seduc/GO, e a enfermeira e técnica de imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO).

 

Segue abaixo a programação do 1° Ciclo Formativo de Saúde Mental e Gestão Emocional da Seduc/GO:

 

MARÇO Como desenvolver gestão emocional nas escolas e

verificação e atualização da situação vacinal.

ABRIL Transtorno de humor (ansiedade e depressão) e promoção da atividade física nas escolas.
MAIO Inteligências Múltiplas e prevenção das violências e dos acidentes.
JUNHO Os reflexos negativos de uso de drogas para a saúde emocional e prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.
JULHO RECESSO ESCOLAR
AGOSTO Famílias participativas: filhos emocionalmente saudáveis e Direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS
SETEMBRO Live “Setembro Amarelo”

Combate ao suicídio, automutilação, bullying e cyberbullying e Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos.

OUTUBRO Os benefícios da atividade física para a saúde emocional e promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil.
NOVEMBRO A música como recurso terapêutico e promoção da saúde auditiva.
DEZEMBRO O cuidado com a saúde para a qualidade de vida e promoção da saúde bucal.

FONTE: SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *